Prefeitura reabre Parque da Cidade para caminhadas e passeios de bicicleta

Compartilhe:
O Parque da Cidade fica na região de Valparaíso. Foto: Divulgação
Somente a pista de caminhada e a ciclovia podem ser utilizadas no Parque da Cidade. Foto: Divulgação

Os moradores da Serra que praticam exercícios físicos, como caminhada e passeios de bicicletas, já podem voltar a utilizar a pista de caminhada e a ciclovia do Parque da Cidade, que fica nas nas proximidades de Laranjeiras. A informação foi confirmada ao TEMPO NOVO pela Prefeitura da Serra na tarde desta quarta-feira (15). O uso de máscara e o distanciamento social é obrigatório.

Logo no início da pandemia, em março, o prefeito Audifax Barcelos (Rede), anunciou o fechamento do Parque da Cidade para evitar a proliferação do novo coronavírus. A medida foi tomada juntamente com o Governo do Estado e outros municípios capixabas, que também bloquearam o acesso a esses espaços. Na ocasião, o parque ficava aberto apenas vacinar idosos contra a gripe Influenza, conhecida popularmente como supergripe.

Mas de acordo com o Município, agora em julho, os populares que caminham ou fazem exercícios de bicicletas podem ter acesso ao Parque da Cidade. Para entrar, é necessário o uso de máscara e lá dentro os moradores precisam manter o distanciamento social, de pelo menos 1,5 metro das pessoas, além de higienização das mãos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Vale destacar que somente a pista de caminha e ciclovia estão liberadas, as demais áreas do parque, como as quadras, os parquinhos, academias, espaço para calistenia e o estacionamento, estão fechadas para evitar aglomeração. Além disso, o horário de funcionamento também é reduzido, de segunda a sexta-feira, das 6h às 18 horas.

Por meio de nota, a prefeitura reforçou o pedido para que os usuários sigam as recomendações de segurança, como uso de máscaras, distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro das pessoas e higienização das mãos.
A reportagem também questionou a Prefeitura sobre o Horto Municipal, na Serra-sede, mas não houve retorno.

Casos de coronavírus e mortes na Serra

Após alguns dias com baixa nos números de mortes causadas pela Covid-19, a Serra voltou a registrar um aumento na quantidade de óbitos diários. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite da última terça-feira (14), em 24 horas, foram quatro moradores que perderam a batalha contra o vírus. No total, a cidade já possui 365 óbitos, 9.371 casos confirmados e 7.543 curados.

Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (21), Feu Rosa (19), Vila Nova de Colares (18), Nova Carapina I (17) e Morada de Laranjeiras (15). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 43 e 45 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade na cidade é 3,89%.

Colina de Laranjeiras continua sendo o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 394 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 383. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 65.213 confirmações, 2.082 mortes e 43.743 curados.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também