
O agendamento on-line para atendimento do CadÚnico foi reaberto pela Prefeitura da Serra nesta quarta-feira (2). Para agendar, basta clicar no link http://agendamento.serra.es.gov.br/, em seguida escolher o serviço Cadastro Único e depois o local Pró Cidadão.
Os atendimentos estão sendo realizados no Pró-Cidadão, que fica na Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, das 8 às 16 horas. Serão 50 vagas por dia até o próximo dia 18 de junho.
A Semas também orienta que as pessoas não deixem de comparecer ao dia agendado para que receba atendimento no Cadastro Único.
O CadÚnico possibilita que o cidadão acesse diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal que utilizam os dados como base para seleção das famílias. Os Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.
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“Todos os mecanismos para os agendamentos desses atendimentos foram reformulados para dar mais celeridade e também agilidade nos atendimentos, por isso é muito importante que o munícipe não falte”, afirmou a secretária de Assistência Social (Semas),, Lilian Mota.
Vale lembrar que existe a opção de cancelar o agendamento caso não se possa comparecer no dia marcado. Para isso, basta consultar no site, utilizando o CPF, CNPJ ou Número do Processo, o tipo de atendimento que foi solicitado, e clicar em cancelar. Esse cancelamento abre vaga para uma nova solicitação de agendamento.
O cidadão também pode usar os telefones 27 3291-2424, 27 3245-0328 e 27 3245-3386 para realizar agendamento.
O cidadão precisa ter em mãos, no dia do atendimento no local, todos os documentos necessários:
– No dia e horário agendados, será realizada entrevista com o responsável familiar (pessoa maior de 16 anos).
-O Cadastro Único é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O critério de renda para inscrição no Cadastro Único é de até meio salário mínimo por membro da família ou de até três salários mínimos de renda bruta familiar.
-Cada família deverá ter uma pessoa maior de 16 anos responsável em comparecer ao atendimento para responder o questionário do cadastro. Esta deverá ser preferencialmente mulher.
-O responsável deve apresentar a seguinte documentação da família:
Certidão de Nascimento
Certidão de Casamento (inclusive com averbações)
CPF
Carteira de Identidade (RG)
Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
Carteira de Trabalho
Título de Eleitor
Comprovante de residência (água, luz, telefone, fatura de cartão, declaração de liderança comunitária, saúde)
Vale ressaltar que os dados devem estar sempre atualizados.
-O responsável deverá informar qualquer mudança na família, como nascimento de filhos, mudança de casa ou trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência.
– Ao término da entrevista será disponibilizado comprovante de inscrição ou atualização no CadÚnico.

