Categories: Notícias

Prefeitura notifica mais de 11 mil proprietários para construírem calçada cidadã

Cadeirante sofre para subir em calçada da avenida Central de Laranjeiras. Foto: Arquivo TN / Ana Paula Bonelli

Gabriel Almeida

Mais de 11.500 donos de imóveis no município da Serra foram notificados este ano para a construção de calçadas de acordo com as normas, as chamadas calçadas cidadãs. A informação é da Prefeitura da Serra que disse ainda que o morador que não realizar a adequação será multado no valor de R$ 651.

A notícia não agradou muitos moradores. Alguns afirmam que não tem condições para construírem a calçada cidadã. Já outros questionam se a responsabilidade da adequação não seria do município, ao invés de ser do proprietário do imóvel.

Um dos moradores que foram notificados é Rafael Carvalho, ele mora em Parque Residencial Laranjeiras. “Concordo que todas as calçadas da cidade devem ser adequadas, mas o problema são aqueles moradores que não tem condições para realizarem a construção. Para mim, a responsabilidade deveria ser do município e não do morador”, reclama.

Outra moradora que também reclama é a Mirieli Torezani, de Nova Almeida. “Eu fiz a minha calçada, mas essa é uma exigência que nem todos podem cumprir. Tem pessoas que não recebem nem um salário mínimo para estar fazendo uma calçada”, disse.

Mas a Prefeitura da Serra garante que a construção e manutenção da calçada cidadã é de responsabilidade do proprietário do imóvel. De acordo com o município, a calçada deve estar de acordo com técnicas de acessibilidade, com base na NBR 9050, que estabelece regras para a construção de calçadas e a legislação federal diz que o proprietário é responsável. Após receber a notificação, o proprietário do imóvel deve realizar a adequação em 60 dias.

Prédios públicos sem calçada cidadã

Os moradores que foram notificados para construir a calçada cidadã reclamam que diversos prédios de órgãos públicos não estão com o passeio no formato calçada cidadã, como é exigido pelo próprio município.

É o caso da escola Julite Miranda em Nova Almeida. De acordo com o morador da comunidade, Saulo Alves, a calçada não é nos padrões exigidos pelo município. “A Prefeitura da Serra atuou os moradores e comerciantes de toda cidade para adequação/construção da calçada cidadã, passível de multa caso não haja cumprimento. Porém, algumas calçadas irregulares pertencem a órgãos ou repartições públicas e não há sinais de obras. Gostaria de saber se a prefeitura autua ela mesma em caso de irregularidades e quando ela irá padronizar as calçadas de escolas, postos de saúde e praças públicas?”, questiona.

A reportagem questionou a Prefeitura da Serra que disse que para os próximos meses, está prevista a construção de onze calçadas cidadãs em prédios públicos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

8 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

8 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

9 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

9 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

9 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

9 horas atrás