Prefeitura libera pontos que receberão câmeras do cerco Inteligente de segurança na Serra

Compartilhe:
Sistema já funciona em Vitória há mais de um ano. Foto: Divulgação/PMV
Sistema já funciona em Vitória e na Serra está em fase de licitação. Foto: Divulgação/PMV

A Prefeitura da Serra divulgou no final da manhã desta quinta-feira (15) os 20 pontos que foram mapeados para receber as câmeras do cerco eletrônico de segurança.

Os pontos foram escolhidos com base nas informações da Secretaria de Estado da Segurança sobre os locais de maior receptação de carros roubados e furtados e principais rotas de fugas de criminosos. O sistema será integrado às já existentes 14 câmeras do governo do Estado no município.

Em fase de licitação, o Cerco Inteligente da Serra vai disponibilizar as imagens para os comandos das forças de segurança que atuam na cidade para que a ação contra criminosos seja rápida. As câmeras serão instaladas nas principais vias da cidade.

O mapeamento foi apresentado na segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2021 na Serra. O evento contou com a presença do vice-prefeito Thiago Carreiro e foi coordenado pelo secretário de Defesa Social Fabrício Dutra.

“A Serra é a cidade com maior índice de roubos a carro do Estado. Por isso o cerco eletrônico é tão importante. Com ele, a Secretaria de Segurança terá acesso em tempo real às imagens das nossas vias. Um trabalho totalmente integrado”, disse o prefeito Sergio Vidigal.

O secretário de Segurança da Serra, Fabrício Dutra, acredita que este ponto é importante. “Seremos o primeiro município a disponibilizar essas imagens para outras instituições. Isso é integração”, disse.

De acordo com o vice-prefeito, Thiago Carreiro, segurança pública não é um tema fácil. “Mas é uma prioridade do governo Sergio Vidigal. Em lugares como Medellín, na Colômbia, onde a violência foi reduzida drasticamente, as ações só tiveram efetividade porque foram desenvolvidas de forma integrada, com geração de emprego e capacitação para a população”, declarou.

Participaram do encontro os principais agentes da segurança pública estadual e federal. Após apresentar o mapeamento dos locais que receberão as câmeras do Cerco Inteligente, foi formado um Grupo de Estudos com presença das polícias militar e civil para aprimorar o projeto.

Números

Também na reunião do GGIM, o Departamento de Operações de Trânsito apresentou um balanço do trabalho nesses primeiros seis meses de 2021. Foi verificado um aumento de 11% na frota de veículos da cidade, ao passo que os óbitos caíram 17% na análise do período de 2021 e 2020

Confira os 20 pontos mapeados clicando aqui

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também