
A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Educação da Serra (Sedu), decidiu que vai retornar as aulas presenciais nas escolas municiais da cidade no dia 1º de março. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (29). De acordo com o Município, a decisão foi tomada respeitando o mapa de risco do coronavírus no Espírito Santo. O calendário do retorno mostra que a volta será feita de forma escalonada.
A informação de que a Prefeitura da Serra já estava decidindo retornar com as atividades presenciais em março havia sido adiantada pelo TEMPO NOVO nesta semana. Segundo a Sedu, foram semanas de diálogo, vistorias em unidades de ensino e reuniões do Grupo de Trabalho, formado por profissionais de Educação do município, para definir o modo mais seguro de retorno às atividades escolares.
A volta será escalonada, ou seja, alunos das séries finais retornam primeiro, até chegar a vez dos estudantes das séries iniciais. O modelo definido das aulas presenciais será o híbrido, que é quando na semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade fica em casa, e na semana seguinte essa ordem é invertida. Dessa forma, garante-se o distanciamento seguro entre os estudantes nas salas de aula.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Leia também
Assim como ocorrerá nos outros municípios da região metropolitana, na Serra, inicialmente os pais poderão escolher se mandam os filhos para a escola ou se eles ficarão em casa e receberão o conteúdo de forma remota, pelo celular ou computador. Novas tecnologias estão em fase de implantação para que todos os alunos e professores tenham total acesso às plataformas adotadas.
A Prefeitura da Serra garante que todos os insumos necessários para garantir a segurança de alunos e funcionários no ambiente escolar já foram adquiridos, como álcool em gel, sabonete líquido e máscaras, que serão distribuídas gratuitamente a todos.
Além disso, serão realizadas adequações estruturais, como a construção de mais banheiros e a abertura de janelas em algumas unidades de ensino, entre outras melhorias, como forma de atender as medidas de biossegurança determinadas pelas Normas Reguladoras 1 e 2, da Secretaria Estadual de Saúde.
Confira o calendário de volta às aulas na Serra:
1º de março: 8º e 9º anos
15 de março: 5º ao 7º ano
1º de abril: 1º ao 4º ano
Volta às aulas em creches
Ainda não há previsão de volta às atividades presenciais para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra.
“As crianças matriculadas nos CMEIs são muito pequenas e não têm o discernimento sobre distanciamento social. Não podemos colocá-las em risco, nem as suas famílias. Assim que for possível, vamos divulgar a data de início das atividades remotas para esses alunos”, informou o secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes.

