“Precisamos resgatar a OAB e devolver à advocacia”, diz Erica Neves em reunião com lideranças

Compartilhe:
A advogada Erica Neves já se articula com lideranças de todo o Espírito Santo em busca do debate de ideias para viabilizar propostas de mudança na entidade. Foto: Divulgação

Com o objetivo de realizar uma transformação na gestão da OAB-ES e na advocacia capixaba, a advogada Erica Neves já se articula com lideranças de todo o Espírito Santo em busca do debate de ideias para viabilizar propostas de mudança na entidade.  A noite de segunda-feira (27) marcou um encontro promovido por Erica para fortalecer o movimento que busca reaproximar a entidade da sua própria classe, da jovem advocacia e também da sociedade, ações vistas por ela como fundamentais para a atuação da OAB.

“Precisamos resgatar a Ordem e devolver à advocacia. Não vemos mais a OAB discutindo com a sociedade fatos em que antes era preponderante na discussão, como os Direitos Humanos. Estamos vendo uma Ordem que não se preocupa com a sua função social e nem com a advocacia”, afirmou Erica durante a reunião com lideranças a reunião realizada no escritório Sarlo & Machado, em Vitória.

O encontro contou com a presença de quase 30 colegas e apoiadores que exercem ou já exerceram cargos de liderança em faculdades de Direito, entes públicos e na própria OAB-ES, seja na seccional Espírito Santo ou em subseções da entidade.

Conforme destacou Erica Neves, que é pré-candidata de oposição à atual gestão da Ordem e ficou em segundo lugar na eleição estadual de 2021, é preciso resgatar a função social da OAB e fortalecê-la como um instrumento de desenvolvimento da advocacia capixaba.

Para Erica, as atuais lideranças da entidade se afastaram da advocacia e não inspiram os jovens a ingressarem na Ordem. “Temos uma advocacia que por vezes chega a ter vergonha da OABES. A Ordem não auxilia os advogados naquilo que precisam, na profissionalização, numa relação construtiva e parceira com o judiciário, no acesso à tecnologia e aos processos digitais. Precisamos mudar isso e colocar a OAB a serviço da advocacia”, disse Erica, que pontuou que a Ordem precisa se fazer presente na defesa das prerrogativas dos advogados.

A composição com a representatividade da advocacia feminina também é um dos objetivos da advogada, já que ela tem como objetivo ser a primeira mulher a presidir a Ordem no Espírito Santo. Agora, com o apoio de lideranças em diversas frentes, o objetivo é estreitar ainda mais os laços para o debate de ideias com a advocacia.

“Na articulação da minha candidatura em 2021 eu me reunia com os advogados e eles duvidavam que eu iria ser candidata. Hoje, todos duvidam que eu não vá ser”, completou Erica Neves. Segundo ela, a partir de agora serão realizados encontros quinzenais com lideranças e com advocacia para seguir com o debate sobre uma pré-candidatura.

Um dos anfitriões do encontro promovido na segunda-feira, o advogado Eduardo Sarlo destacou que a reunião contou com várias lideranças com o intuito de debater temas importantes e fundamentais para o livre exercício da advocacia.  “Valendo registrar que a reunião se deu em ambiente de respeito a classe, a preceitos constitucionais, a ética, a lealdade e com pautas absolutamente construtivas, à luz do Direito e com real compromisso a Constituição Federal e ao nosso Estatuto da OAB”, disse o advogado

Erica Neves é diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo. Foto: Divulgação

 

Sobre Erica Neves

Erica Neves é diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo. Sempre atuante na defesa das prerrogativas da advocacia no estado, foi secretária Geral Adjunta da OAB-ES entre 2016 e 2018, e em 2021 concorreu às eleições para a diretoria da OAB-E, liderando a chapa “É Diferente – É OAB de Verdade”.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também