Pré-candidatos têm até 1º de abril para se filiar a partidos e disputar eleições 2022

Compartilhe:

 

Givaldo Vieira, Bruno Lamas, Jaqueline Moraes e Renato Casagrande durante o congresso do PSB, no domingo (27). Foto: assessoria parlamentar

De olho nos prazos do calendário eleitoral 2022, partidos políticos estão se apressando para filiar lideranças e mandatários que devem disputar as eleições no dia dois de outubro. As filiações devem acontecer até o dia 1º de abril.

No domingo (27) foi a vez do PSB realizar o seu congresso. Na ocasião, pré-candidatos assinaram o livro de pré-candidaturas e o nome do atual governador Renato Casagrande foi exaltado para uma reeleição. Durante o encontro, a deputada Janete de Sá se filiou à legenda, que já conta com outros dois deputados: Bruno Lamas, Luciano Machado, Dary Pagung, e Freitas, este último afirma que disputará a Câmara dos Deputados.

Entre os possíveis pré-candidatos a deputado estadual da legenda, um deles, o vereador Adriano Galinhão, anunciou que deve disputar o pleito de deputado estadual em outra legenda. “Esta semana vou confirmar o partido que vou me filiar”, disse à reportagem.

Deputada Janete de Sá assina ficha de filiação ao PSB. Foto: Divulgação

Já o vereador Professor Rurdiney disse que continua à disposição do partido. “Estou muito focado no nosso mandato de vereador, mas quando vão fechando os prazos eleitorais a gente tem que tomar a decisão. Mas meu nome continua à disposição do partido, se entender que eu sou um bom quadro para disputar para deputado, estou à disposição. A conversa continua ainda”, frisou o parlamentar.

Outro vereador que pode disputar as eleições é Wellington Alemão, que vai se filiar ao PSC nesta terça-feira (29), onde deve ser candidato a deputado estadual.

A Rede está apostando em um nome de Vila Velha, Thiago Oliveira, para representar a causa animal na corrida por uma das cadeiras na Assembleia Legislativa. A legenda está apostando neste segmento e buscando lideranças ligadas à causa animal para uma possível chapa.

Janela partidária

Entre 3 de março e 1º de abril, acontece a janela partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também