Prazo para regularizar Título termina dia 4 e serviços podem ser feitos de forma on-line

Compartilhe:
O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia 19 de maio. Foto: Divulgação
O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação

Eleitores brasileiros têm até o dia 4 de maio para emitir, transferir e regularizar o título de eleitor e votar nas eleições de outubro. A Justiça Eleitoral disponibilizou o acesso a todos os serviços de forma online, por meio do sistema Título Net, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

Tirar o primeiro título:

Para solicitar o alistamento eleitoral, é preciso acessar o site do TRE, na guia “Serviços ao eleitor, no canto superior direito e localizar a aba “Autoatendimento do eleitor”. Lá é possível encontrar as opções “atendimento ao eleitor “, “tire seu título”, “atualize seu endereço”, “inclua seu nome social, entre outras.

Para emitir o título de eleitor, é necessário comprovar a identidade, por meio de uma selfie segurando um documento oficial com foto, fotografias da frente e do verso desse mesmo documento, um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Transferência:

Para pedir a transferência é preciso residir na cidade há pelo menos três meses, não ter débitos com a Justiça Eleitoral e não ter transferido ou tirado a primeira via do título nos 12 meses anteriores. A alteração do domicílio eleitoral também pode ser feita pelo Autoatendimento do Eleitor.

Pessoas trans podem solicitar o uso do nome social no título de eleitor. Basta acessar o menu “Autoatendimento do Eleitor” e clicar em “Inclua seu nome social”. O sistema redirecionará até a página “Atendimento à distância pelo Título Net. Nesta página, basta clicar em “Iniciar seu atendimento à distância”, selecionar o Estado em que mora e informar dados pessoais para dar andamento ao pedido. A opção de inclusão do nome social aparecerá na segunda tela.

Situação eleitoral:

Em “Autoatendimento do Eleitor”, você deve clicar em “Atendimento ao Eleitor” e buscar pela opção “Consulta a situação do título de eleitor”. Na tela seguinte, informar nome completo, CPF ou o número do título e clicar em “Entrar”.

Como regularizar:

É possível regularizar pendências eleitorais pela internet, acessando o menu “Autoatendimento do Eleitor” e clique na opção “Multa Eleitoral”. em seguida,“Consulta de débitos do eleitor”. Havendo pendências, é possível escolher se quer emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) – que é paga exclusivamente no Banco do Brasil – ou seguir pela opção “Pagar”, que possibilita o pagamento via Pix ou cartão de crédito.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também