Categories: O Nó da Gravata

Prazer, sou doutor – Confira ‘O Nó da Gravata’ desta sexta

  • A coluna 'O Nó da Gravata' é escrita pela repórter de política, Maria Nascimento. Os textos são publicados todas as sextas-feiras na edição impressa do TEMPO NOVO e também em nosso portal online.

Fotos: Divulgação / Redes Sociais

Nas redes sociais, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) está investindo com força para lembrar seus seguidores que ele é médico. Vidigal, político há mais de 30 anos, vem tentando remodelar sua imagem para driblar o cansaço da população com os velhos caciques – que sofreram nas urnas em 2018 (basta lembrar de Lelo Coimbra, Marcus Vicente e Magno Malta). É uma chuva de fotos e vídeos atendendo a população na condição de psiquiatra, vestindo o tradicional jaleco branco. Ele está atuando em um consultório na região de Jacaraípe, local onde o ex-prefeito começou sua trajetória na Serra.

Coronel da capital

Quem está a mil na pré-campanha é o coronel Nylton Rodrigues, confirmado na disputa majoritária de Vitória. Nylton não economiza nas críticas contra a atual gestão de Luciano Rezende e foca nas novidades que o partido Novo apresenta, como a proibição de dinheiro público nas campanhas. O ritmo está acelerado, lembra até o seu aliado (ou ex-aliado?) Audifax Barcelos, que é reconhecido pela disposição de ir para a rua. É consenso na Serra que se o coronel tivesse ficado com Audifax, seria ele ‘o cara’ da sucessão.

Direto nas bases

Na Serra, quem está gastando sola de sapato é o deputado Vandinho Leite (PSDB). Nesse recesso, o parlamentar planejou caminhada nos bairros todos os dias de semana. Ele leva informações a respeito de sua atividade contra “os abusos” da EDP e da Cesan e faz uma espécie de prestação de contas. Recentemente, Vandinho foi um dos poucos deputados que criticaram o aumento da passagem do Transcol, anunciada recentemente.

Eu tinha a força

Nessa semana, o PSL, por meio do presidente estadual da sigla, Carlos Manato, confirmou que o partido não vai lançar um candidato a prefeito na Serra. De acordo com ele, a aliança entre PSL, PSDB e Republicanos (antigo PRB) está muito bem encaminhada e deve dar a tônica desse polo político, que ainda pode englobar as cidades de Vila Velha, Cariacica e Vitória. Por lá, o PSL tem nomes para apresentar. São eles: deputado Danilo Bahiense, subtenente Assis e deputado Capitão Assumção, respectivamente. Manato disse, também, que vai se afastar da presidência do partido para “ajudar Bolsonaro a eleger aliados e se preparar para 2022”.

Bolsonarismo rachado

Perguntado sobre a articulação em torno do Aliança Pelo Brasil aqui no Espírito Santo, o ex-deputado disse que “tem vários grupos” se movimentando para fazer a coleta de assinaturas (são necessárias 500 mil delas). Nos bastidores, sabe-se que o grupo bolsonarista no ES rachou e Manato vem perdendo protagonismo na articulação em torno do novo partido do presidente. Inclusive, esse pode ter sido um dos fatores que levou o PSL a declinar de uma candidatura na Serra, já que desmobilizou o partido e obrigou a focar em cidades com mais ‘facilidade’ de se inserir.


  • A coluna ‘O Nó da Gravata’ é escrita pela repórter de política, Maria Nascimento. Os textos são publicados todas as sextas-feiras na edição impressa do TEMPO NOVO e também em nosso portal online.
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

13 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás