A Praia de Carapebus, na Serra, está em clima de comemoração. O bairro festeja mais um ano de história com uma programação cultural gratuita, que promete reunir moradores e turistas. A agenda acontece nesta sexta (22) e sábado (23), a partir das 19h, na Praça Sete de Setembro.
Entre as atrações confirmadas estão os shows de Grupo Curtição, Leo Gomes, Cleriston Alves, DJ Fabrini e Allan Carvalho, garantindo muita música e animação no balneário.
Veja agenda completa
Sexta (22)
Cleriston Alves – 20 às 22h
Curtição – 22h30 às 00:00
Sábado (23)
Léo Gomes – 20 às 22h
Alan Carvalho – 22h30 às 00:00
Leia também
Uma história que atravessa séculos
Desde 2022, o dia 20 de agosto foi instituído oficialmente como data comemorativa do aniversário do bairro, por meio da Lei nº 5.529/2022, proposta pelo então vereador Anderson Muniz, que é morador da comunidade e sancionada pelo ex-prefeito Sérgio Vidigal.
A data remete à assinatura do decreto de loteamento em 20 de agosto de 1957, pelo então prefeito Edison Juracy Miguel. No entanto, a história da região é ainda mais antiga: entre 1815 e 1817, o local já era mencionado no livro Viagem ao Brasil, escrito pelo príncipe austríaco Maximiliano, a pedido da Coroa Portuguesa. Na época, o lugar era chamado de Vila de Carapebuçu.
Carapebuçu
“Carapebus” é uma palavra de origem tupi. Deriva de Carapebuçu, que significa “grande carapeba” — um peixe típico de águas salobras, comum na região. Com o tempo, o termo passou por alterações naturais na linguagem popular, processo conhecido como corruptela, originando o nome atual do bairro.
Reconhecimento oficial
Durante os anos 1950, a vila passou a atrair veranistas, marcando o início da construção das casas de descanso à beira-mar. Na década seguinte, a Polícia Militar de Minas Gerais adquiriu terras na região para a construção de uma colônia de férias voltada aos seus oficiais.
Mais tarde, em 12 de maio de 1970, a localidade recebeu outro reconhecimento oficial: a Lei nº 271/1970, sancionada pelo então prefeito Dr. Naly da Encarnação Miranda, passou a reconhecer a área também como Praia das Canoas, em alusão à forte atividade pesqueira local.
Hoje, com 68 anos desde o loteamento oficial e mais de dois séculos de história registrados, Praia de Carapebus mantém suas raízes vivas e celebra com orgulho sua rica trajetória.





