Postos de saúde da Serra começam a atender crianças sem agendamento

Compartilhe:
Unidades de saúde Postos de saúde Serra Crianças e adolescentes
Crédito: Divulgação
Unidades de saúde Postos de saúde Serra Crianças e adolescentes
Os postos de saúde da Serra começaram a atender crianças e adolescentes sem a necessidade de agendamento de consulta. Crédito: Divulgação

Para ampliar o atendimento infantil no município, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, autorizou que todas os postos de saúde da cidade atendam crianças e adolescentes sem a necessidade de agendamento. A partir de agora, em qualquer uma das 40 unidades de saúde da rede municipal esse público será atendido por livre demanda.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Feu Rosa, Jacaraípe e Valparaíso, os atendimentos poderão ser feitos atér as 19 horas.

A orientação, de acordo com Vidigal, é que a população procure a unidade de saúde de sua referência, onde o atendimento pediátrico será realizado por livre demanda.

A iniciativa visa a diminuir o impacto no atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Serra Sede, Castelândia e Carapina, e na Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (PA Pediátrico – anexo ao Hospital Municipal Materno Infantil).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Cada uma das UPAS realiza por dia, em média, entre 600 e 700 atendimentos. Nas últimas três semanas (6 a 27 de fevereiro), foram realizados ao todo nas UPAs da Serra e no PA Pediátrico aproximadamente 61.520 atendimentos, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Aumento de atendimentos na Serra

Houve aumento no número de atendimentos em torno de 25% entre a semana que antecedeu o Carnaval (6 a 12 de fevereiro) e a semana da terça-feira de Carnaval (13 a 20 de fevereiro).

O atendimento nos serviços 24 horas é impactado, neste período do ano, pela circulação de turistas e também aglomerações no Carnaval, que contribuem para a transmissão de infecções intestinais (gastroenterite) e do trato respiratório, entre elas a Covid-19, que apresenta aumento em todo o Espírito Santo.

Além disso, no momento, o Governo do Estado declarou Situação de Emergência devido à incidência de casos de dengue em todo território capixaba.

Pronto Atendimento Pediátrico na Serra

Além do atendimento infantil na UPA de Castelândia e na UPA de Serra Sede, recentemente, o município ampliou o atendimento de urgência e emergência infantil com a inauguração do PA Pediátrico. Com isso, a Serra ganhou mais um serviço para o cuidado com crianças e adolescentes.

O PA Pediátrico dispõe de consultórios; 12 pontos de atendimento na sala de medicação; além de cinco leitos de emergência e oito leitos de observação. Contudo, o local também tem sido impactado pela demanda. Nas últimas três semanas, foram realizados 4.734 atendimentos no PA Pediátrico. A procura na semana do Carnaval aumentou cerca de 35%.

O atendimento nas UPAS e no PA Pediátrico  é realizado de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos, e não necessariamente por ordem de chegada.

Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e foram desenvolvidas para resolver grande parte das urgências como pressão e febre altas, cortes, infarto, derrame e fraturas.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também