Por coronavírus, presídios do ES vigiam saúde de presos e visitantes

Compartilhe:
Centro de Detenção Provisória da Serra: visitas temporariamente suspensas. Foto: Divulgação
O único presídio atualmente em atividade na Serra, fica na região do Queimado, zona rural próxima ao futuro Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Divulgação

Por conta da pandemia da gripe provocada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) tem observado se na hora da entrada de novos presos no sistema prisional estes apresentam sintomas da doença. O mesmo procedimento tem sido realizado para quem visita e para os próprios detentos que já estão mais tempo nas unidades.

As informações foram na manhã desta terça-feira (17) pela assessoria de imprensa da Sejus. No entanto a secretaria não informou se pretende mudar a política de visitação ou liberação dos presos do regime semiaberto.

Em nota, a Sejus informou que até a manhã de hoje, não havia casos suspeitos e nem confirmados de coronavírus no sistema prisional. Disse ainda que as medidas seguem orientações do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Covid – 19.

A nota não detalha o procedimento adotado caso haja suspeita ou confirmação de contaminação em algum detento. Vale lembrar que além de já ser um ambiente onde várias pessoas ficam confinados e próximas umas às outras, é comum prisões estarem com mais detentos que a capacidade. Por exemplo, no Centro de Detenção Provisória do Queimado, na Serra, a capacidade é de cerca de 500 presos. A reportagem esteve no local há duas semanas e apurou com funcionários locais que o número de detentos era quase o dobro.

Quanto à saúde dos agentes e outros funcionários do sistema, a Sejus disse que os profissionais de saúde das unidades prisionais já receberam orientações sobre prevenção e repassaram para os demais trabalhadores,

Confira a nota da Sejus na íntegra

A Secretaria da Justiça elaborou um protocolo contra o coronavírus que é seguido por todas as unidades prisionais do Estado e validado pela Secretaria da Saúde.  Os profissionais da área da saúde que atuam no sistema prisional já receberam as orientações necessárias sobre o vírus por meio de capacitações e serão multiplicadores do assunto para os demais servidores que atuam diretamente nos presídios.

A Sejus reforça que não há caso suspeito ou confirmado da doença no sistema prisional. O protocolo determina o tratamento que deverá ser aplicado na triagem – quando na entrada de novos internos no sistema prisional – e aos visitantes, bem como mediante a verificação de sintomas entre os internos já custodiados.

A Sejus segue as orientações da Secretaria da Saúde, estabelecidas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Covid-19.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também