População maior de 18 anos deve ser vacinada em setembro, diz secretário de Saúde

Compartilhe:
Nesio Fernandes e Luiz Carlos Reblin durante coletiva desta segunda (28). Foto: Divulgação

Durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes adiantou que a população maior de 18 anos deve ser vacina com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no mês de setembro.

“Temos a probabilidade de em setembro ter alcançado toda a população capixaba com mais de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina”, anuncia Nésio.

Nesio adiantou também que o Estado quer imunizar até dezembro adolescentes de 12 a 17 anos com vacinas que são reconhecidas para essa faixa etária pela Anvisa. “Acreditamos que o Brasil caminha para ser um país com autonomia plena na oferta de imunizantes, especialmente na vacina da AstraZeneca da Fiocruz”.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A faixa etária com mais de 30 anos sem comorbidade deve ser vacina com a primeira dose em julho.

Com todos os públicos vacinados com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, Nesio disse que o segundo semestre possa ser de grande êxito de controle da pandemia. “Devemos, sim, alcançar a imunidade segura por vacinas cientificamente garantida a toda a população adulta do nosso país”, afirma Nésio.

Já o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin falou que a aposta para sair da pandemia são as vacinas.

“Temos que vacinar o maior número de pessoas independentemente da vacina, porque isso interrompe a transmissão da doença. Qualquer que seja a vacina disponível, procure o seu município para verificar a vacinação. A vacina é a nossa grande aposta no controle da doença. Não é vacinando que vamos abrir mão de todos os protocolos estabelecidos. A vacina protege principalmente dos casos graves e óbitos. Estamos aguardando para hoje a remessa desta semana, lembrando que temos vacina disponível para a segunda dose para vários segmentos e chamamos atenção para quem já está na hora de tomar a segunda dose”, disse Reblin.

Ainda de acordo com Nésio, das três milhões de doses da Janssen, aproximadamente 60 mil devem vir ao Espírito Santo e serão distribuídas a todos os municípios capixabas.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também