População maior de 18 anos deve ser vacinada em setembro, diz secretário de Saúde

Compartilhe:
Nesio Fernandes e Luiz Carlos Reblin durante coletiva desta segunda (28). Foto: Divulgação

Durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes adiantou que a população maior de 18 anos deve ser vacina com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no mês de setembro.

“Temos a probabilidade de em setembro ter alcançado toda a população capixaba com mais de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina”, anuncia Nésio.

Nesio adiantou também que o Estado quer imunizar até dezembro adolescentes de 12 a 17 anos com vacinas que são reconhecidas para essa faixa etária pela Anvisa. “Acreditamos que o Brasil caminha para ser um país com autonomia plena na oferta de imunizantes, especialmente na vacina da AstraZeneca da Fiocruz”.

A faixa etária com mais de 30 anos sem comorbidade deve ser vacina com a primeira dose em julho.

Com todos os públicos vacinados com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, Nesio disse que o segundo semestre possa ser de grande êxito de controle da pandemia. “Devemos, sim, alcançar a imunidade segura por vacinas cientificamente garantida a toda a população adulta do nosso país”, afirma Nésio.

Já o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin falou que a aposta para sair da pandemia são as vacinas.

“Temos que vacinar o maior número de pessoas independentemente da vacina, porque isso interrompe a transmissão da doença. Qualquer que seja a vacina disponível, procure o seu município para verificar a vacinação. A vacina é a nossa grande aposta no controle da doença. Não é vacinando que vamos abrir mão de todos os protocolos estabelecidos. A vacina protege principalmente dos casos graves e óbitos. Estamos aguardando para hoje a remessa desta semana, lembrando que temos vacina disponível para a segunda dose para vários segmentos e chamamos atenção para quem já está na hora de tomar a segunda dose”, disse Reblin.

Ainda de acordo com Nésio, das três milhões de doses da Janssen, aproximadamente 60 mil devem vir ao Espírito Santo e serão distribuídas a todos os municípios capixabas.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também