Pontos de ônibus mais seguros para mulheres, idosos e trabalhadores na Serra

Compartilhe:
Abrigo de ônibus recém colocado na Serra. Foto: Divulgação/ Samuel Dias
O projeto é da vereadora Raphaela Moraes. Foto: Divulgação

Pontos de ônibus localizados em áreas de risco da Serra podem ter iluminação padronizada, a fim de garantir a integridade física e a segurança dos usuários do transporte coletivo. É que tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 813/2025, que prevê a criação do Programa Ponto Seguro, sobre o tema.

A medida quer garantir mais segurança aos usuários, especialmente no período noturno; oferecer pontos de ônibus com coberturas, assentos, sinalização e iluminação eficientes.

Segundo a matéria, ficará a cargo do Poder Executivo Municipal a identificação e o mapeamento dos pontos de ônibus instalados em áreas de risco. Para isso, deve-se considerar os índices de violência ou criminalidade nas proximidades; fluxo de passageiros, entre outros. A partir deste estudo, estes locais devem receber iluminação apropriada, sinalização, câmeras de videomonitoramento e demais equipamentos de segurança.

A iniciativa é da vereadora Raphaela Moraes (PP). Ela explica a necessidade urgente por mais segurança e dignidade aos usuários do transporte público, principalmente no período noturno e/ou em localidades com mais registros de ocorrências policiais.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Segundo relatos de comunidades, muitos pontos de ônibus estão localizados em regiões com baixa ou nenhuma iluminação pública, sem sinalização adequada e com estruturas danificadas ou inexistentes. Essa situação expõe a população a riscos inaceitáveis, particularmente mulheres, idosos, trabalhadores e estudantes que dependem diariamente do transporte coletivo”, justificou a parlamentar.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também