Ponte Velha amanhece com parapeito danificado em Nova Almeida

Compartilhe:
Sem a proteção, pessoas que passam diariamente pela ponte correm mais risco de morte. Foto: Divulgação
Sem a proteção, pessoas que passam diariamente pela ponte correm risco de morte. Foto: Divulgação

A Ponte Velha de Nova Almeida teve parte do parapeito danificado. De acordo com moradores vizinhos a situação foi percebida na manhã desta quarta-feira (08).

Esses moradores ouvidos pela reportagem, contaram que o material, que é de madeira, teria sido arrancado intencionalmente durante a madrugada. Durante a manhã de hoje os caibros permaneciam sobre a ponte.

Mas os moradores temem que a madeira arrancada seja roubada, pois está em boas condições. A ponte é sobre o rio Reis Magos e liga Nova Almeida, na Serra, a Praia Grande. Esta última localidade fica no município de Fundão.

A ponte é exclusiva para pedestres, embora não seja incomum motociclistas trafegarem de forma irregular sobre a estrutura. Sem o parapeito, há risco de morte para quem passa no local, uma vez que o rio Reis Magos pode ficar fundo e ter correnteza dependendo da maré e da ocorrência de chuvas.

Embora ligue dois municípios, é a prefeitura da Serra quem tem assumido a manutenção da ponte de madeira, que tem o nome de João Pereira Loureiro. Tanto que a última reforma, que incluiu a instalação dos parapeitos, foi feita pelo município da Serra.

E desde 2016 uma lei municipal transformou a Ponte Velha em patrimônio cultural material da Serra. Vale lembrar que a localidade de Nova Almeida é uma das mais antigas do país, tendo sido fundada por padres jesuítas no século XVI para a catequização dos índios que viviam na região.

Através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra informou que a Secretaria de Obras (Seob) vai enviar equipe ao local para examinar e, se for o caso, restaurar a ponte.

A nota diz ainda que a Prefeitura está identificando o possível autor pelos danos para responsabilizá-lo.

Atualização

Após a publicação desta reportagem, o morador e pescador de Nova Almeida, Antônio Ferreira dos Santos, entrou em contato com a reportagem para dizer que o dano à ponte foi resultado de um acidente.

“Foi com meu irmão. Ele jogou tarrafa no rio e apoiou o pé

Pé de pescador que teria se machucado com a queda da madeira do parapeito da ponte. Foto: Divulgação

para tentar passar por baixo da madeira (do parapeito). Só que a madeira não aquentou e soltou, machucando o pé dele. Levamos ele (sic) lá na UPA de Castelândia, teve que dar 10 pontos. Quando a madeira caiu no pé dele era 5h e 30 da manhã de quarta-feira (08)”, afirmou Antônio.

O pescador contou ainda que seu irmão está em casa se recuperando. Acrescentou que, neste caso, diferente do que afirmaram outros moradores, o dano à ponte não foi por tentativa de furto da madeira. “Mas eu entendo a preocupação do pessoal, porque já teve roubo de madeira da ponte”, conclui.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também