Uma espécie de “fábrica” clandestina de adulteração de placas automotivas foi descoberta pela Polícia Civil do Espírito Santo na manhã desta segunda-feira (9), durante a deflagração da Operação Placa Fantasma, realizada no município da Serra.
A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), com apoio da Guarda Municipal da Serra, e resultou na prisão em flagrante de um casal, além do cumprimento de sete mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a operação é um desdobramento de investigações que apuram a atuação de indivíduos suspeitos de utilizar uma empresa credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo para realizar adulterações em placas de veículos, prática que pode facilitar crimes como furtos, roubos e clonagem de automóveis.
As diligências foram realizadas em diferentes bairros da Serra, incluindo Residencial Vista do Mestre, Planície da Serra, Morada de Laranjeiras, Ourimar e Jardim Limoeiro.
Leia também
Casal preso durante operação na Serra

Durante a operação, um casal foi preso em flagrante no bairro Planície da Serra. O homem, de 24 anos, e a mulher, de 25 anos, foram autuados por adulteração veicular e encaminhados ao sistema prisional.
Segundo a Polícia Civil, foram apreendidos diversos celulares e aparelhos eletrônicos, além de equipamentos utilizados na adulteração das placas.
“A operação continua para que possamos finalizar as investigações e indiciar os integrantes dessa organização criminosa”, informou o delegado Luiz Gustavo Ximenes ao Pornal Tempo Novo.
Ainda durante a ação, os policiais apreenderam um veículo Toyota Corolla, três motocicletas e diversas placas. Os materiais foram encontrados tanto na empresa credenciada ao Detran quanto na residência do casal preso.
A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema e apurar a extensão das irregularidades praticadas.