PM que morreu na Rotatória do Ó era tutor do Apollo, cão policial lendário envolvido no acidente

Compartilhe:
O Apollo é um cão muito especial, faz parte da minha família", disse o falecido Soldado Neto em abril de 2021. Fotos: divulgação.
O Apollo é um cão muito especial, faz parte da minha família”, disse o falecido Soldado Neto em abril de 2021. Fotos: divulgação.

Nesta quarta-feira (08) a Polícia Militar e o Espirito Santo em geral está de luto com a morte trágica e prematura do policial Argeu Alves da Costa Neto, conhecido como Soldado Neto. Além da dor da perda de centenas de familiares, amigos e colegas de profissão, Apollo – o cão policial classificado como ‘lendário’ pela corporação – também deverá sentir muito a ausência de Neto. Isso porque, o soldado era seu tutor e companheiro.

O acidente ocorreu logo de manhã; a viatura em que estavam o Soldado Neto, o cão Apollo e mais dois policiais militares passou reto na curva de desvio da obra da Rotatória do Ó no sentido de Morada de Laranjeiras que liga a Avenida Copacabana. Na queda, a viatura capotou fortemente.  O Soldado Neto chegou a ser socorrido para o hospital Jayme Santos Neves, mas não resistiu aos ferimentos. Já os outros dois policiais ficaram feridos e o cachorro Apollo saiu sem ferimentos, passou por consulta veterinária e está bem.

Apollo já esteve envolvido em várias apreensões de drogas na Serra e é tido como um exímio farejador. Em 2021 ele passou um tempo afastado das atividades policiais, já que precisava regularizar a situação de doação, pois até então, ele pertencia formalmente ao Soldado Neto.

Na época, em abril de 2021, a Polícia Militar divulgou uma nota comemorando a reintegração de Apollo à Equipe K9 da Unidade do 6º Batalhão de Polícia, que fica em Carapina, na Serra.

“O Apollo é um cão muito especial, faz parte da minha família. Ele já conseguiu localizar drogas e armas em locais de extrema dificuldade. Hoje o Apollo está totalmente integrado à rotina operacional do 6º Batalhão e será um ganho o retorno dele”, afirmou o falecido soldado Neto, à época em abril do ano passado.

De acordo com a nota da PM, Apollo integrou o K9 desde sua gênese, sendo um dos primeiros cães a comporem as Equipes K9 de Unidades Operacionais da PMES e já participou de dezenas de apreensões de drogas. “O retorno da Equipe K9 certamente contribuirá para a melhoria das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas na circunscrição do 6º batalhão” pontuou, na época, o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Celante.

As Equipes K9 foram criadas no final do ano de 2018 e são partes de um programa coordenado pelo CPO-E, através da Cioc, que objetiva a descentralização e a ampliação do uso de binômios (homem-cão) nas ações de policiamento ostensivo desenvolvidas pela PMES.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também