Direito no Cotidiano

Plano de saúde deve manter dependente como segurado mesmo após a morte do titular

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), decidiu à unanimidade que o falecimento do titular não gera o direito de o plano de saúde extinguir o contrato e desamparar os dependentes. Assim, negou provimento à apelação do plano de saúde que já havia perdido em primeira instância.

Na primeira instância o juiz do caso, Dr. Carlos Gonçalves de Andrade Filho, da 20ª vara Cível da Capital – Seção A, havia proferido decisão favorável à dependente.

O Desembargador Relator, Josué Antônio Fonseca de Sena, destacou que de acordo com a súmula normativa 13 de 2010 da ANS, o término do período de remissão não extingue o contrato de plano de saúde, possuindo os dependentes o direito de manutenção do plano nas mesmas condições contratuais, desde que assumam o pagamento das mensalidades.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no uso de sua competência, editou a Súmula 13 nos seguintes termos:

O término da remissão não extingue o contrato de plano familiar, sendo assegurado aos dependentes já inscritos o direito à manutenção das mesmas condições contratuais, com a assunção das obrigações decorrentes, para os contratos firmados a qualquer tempo.

Para o relator, mostra-se abusiva a exclusão do beneficiário do plano de saúde após o término do prazo de remissão, colocando o consumidor em situação de desvantagem exagerada frente à empresa de plano de saúde.

No mesmo sentido já havia decidido o Superior tribunal de Justiça (STJ) que, em 2014, também com fundamento na súmula 13 da ANS, reconheceu o direito de uma assegurada em continuar com o plano de saúde de seu falecido companheiro, nos mesmos termos, desde que assumisse o pagamento do plano até o final do contrato que, ainda, poderia ser renovado nos mesmos termos.

 

 

 

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro evento para divulgação do livro "Brilho Interior", quando forma distribuídos mais de 300…

13 minutos atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

2 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

2 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

2 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

2 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

3 horas atrás