Placa de moradores ironiza falta de cuidado do município com lixão em Feu Rosa

Compartilhe:
A placa foi colocado por moradores da região que estão cansados de conviver com o problema. Foto: Divulgação

Uma placa chamou atenção de quem passou pela rua Espírito Santo em Feu Rosa nos últimos dias. Com a frase “Ao prefeito e aos veriadores: muinto obrigado por esta linda praça” os moradores, de forma irônica e com erro de português e tudo, quiseram chamar atenção das autoridades para o problema de um lixão que incomoda a comunidade há muitos anos. Para piorar, próximo ao terreno tem uma creche e crianças têm de conviver diariamente com o mau-cheiro.

Morador do bairro, Rafael Pereira reclama do descaso com o local. “Este lixão está ao lado do Cmei Zilda Arns e ao lado do condomínio da Rossi. Estamos cansados de denunciar. A Prefeitura limpa mas não adianta. Tem que tomar outro tipo de medida para coibir o povo e as empresas que jogam lixo ali. Só limpar não basta, tem que construir algo”, reclama.

No ano passado, a comunidade até tentou mudar a situação do terreno fazendo um jardim por conta própria. Mas não adiantou, meses depois o local foi novamente invadido e usado para descarte de entulho, lixo doméstico, animais mortos e móveis velhos.

Os moradores chegaram a plantar girassóis e árvores, inclusive frutíferas, mas não adiantou. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Hélio Barbosa, mora na esquina da rua há 32 anos e há 25 convive com a situação. ‘Antes de asfaltar a avenida quando era mata fechada já tinha lixo. A Prefeitura limpa mas não adianta, poucos dias depois tá tudo sujo novamente. Essa porcaria toda fica ao lado de uma creche e as crianças convivem com isso. Não é só o lixo que incomoda, o pessoal coloca fogo em pneu, em sofá velho. A gente quer que isso acabe, arruma um lugar pra carroceiro descartar os entulhos deles. Eu não tenho nem prazer de almoçar na minha varanda por conta do fedor e das moscas. Este terreno é da Prefeitura, se fosse particular eles multariam e iriam mandar cercar, quem vai fiscalizar o município? Fica a minha pergunta”.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que disse que o local está sendo limpo hoje (quarta, 24), mas há um problema de descarte irregular no local, inclusive com empresas de outros municípios que descarregam entulho no bairro.

Para combater o problema, a Secretaria de Serviços adquiriu novos caminhões com o objetivo de intensificar a ação de limpeza. Paralelamente, a prefeitura está desenvolvimento uma ação conjunta, envolvendo várias secretarias, como Serviços, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, no combate a pontos viciados de lixo. O trabalho está sendo feito nos locais mais problemáticos, com instalação de câmeras e campanhas envolvendo a comunidade para buscar uma solução de acordo com a realidade de cada bairro.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também