PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

Compartilhe:
Serra escolas
As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16). Foto: Divulgação | Sedu
O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo

O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na Câmara da Serra o Projeto de Lei (PL) 318/2025, que propõe substituir o sinal sonoro para o sinal musical na redes de ensino público e privado do município. O objetivo é evitar o incômodo sensorial ou risco de pânico na pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo o projeto, o sinal sonoro utilizado nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada da Serra deverá ser substituído, de acordo com a necessidade de reposição do equipamento, por sinal musical que não gere incômodo sensorial ou risco de pânico na pessoa com TEA.

Segundo o vereador proponente, a medida, uma vez instituída, não promoverá qualquer tipo de prejuízos ou efeitos nocivos às instituições de ensino que se adaptarem.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“O objetivo é atender às necessidades de pessoas com TEA,
garantindo a dignidade das pessoas com TEA no ambiente escolar. Esse projeto também implica num incentivo para que as instituições de ensino usem
a criatividade para a substituição dos sinais sonoros por métodos alternativos, como sinais luminosos, vibrações ou até mesmo por músicas”, lembrou o vereador.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também