Categories: Notícias

Pista para provas nacionais de bicicross será entregue neste sábado

A pista foi construída num local que era utilizado para descarte irregular de lixo. Foto: Sagrilo.

Neste sábado (23) será a inaugurada em Novo Porto Canoa a primeira pista de bicicross da Serra. Segundo a Prefeitura da Serra, uma das maiores do Brasil e a primeira e única oficial para competições no Espírito Santo. Totalmente asfaltada poderá receber torneios estaduais e nacionais e está entre as três melhores de um gate (saída) do país, junto com Campo Bom (RS), Americana (SP) e Fortaleza (CE).

A construção está na Avenida Amazonas, local que era conhecido como um dos maiores lixões da Serra, de onde eram retirados mensalmente até 400 toneladas de entulho, o equivale a, aproximadamente, 13 carretas. Os investimentos na obra somam cerca de R$ 100 mil, valor que era gasto com a limpeza do terreno. As obras tiveram início em meados de setembro do ano passado.

Com aproximadamente 370 metros de comprimento e quatro retas, será a primeira pista de bicicross no Espírito Santo com um sistema de largada padronizado pela União Ciclista Internacional (UCI). O sistema é de ar comprimido que emitirá um sinal sonoro e um sinal visual, liberando os competidores.

A primeira reta terá mais de 8 metros de largura, a segunda terá mais 7 metros, a terceira terá cerca de 5m e a chegada, aproximadamente, 4m. Uma das retas da pista tem obstáculos menores e é voltada para as crianças. O trajeto tem três curvas e uma delas, apelidada de tsunami, é destaque, com cerca de 60 metros.

Ao todo, serão mais de 10 sequências de obstáculos. Oito competidores poderão participar de vez em cada bateria. Para completar a competição, os corredores farão o percurso super-rápido, em torno de 40 a 45 segundos.

A estrutura da pista foi concebida com auxilio técnico da Federação Espírito-santense de Ciclismo (Fesc) e todo o circuito segue as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A inauguração será realizada na Avenida Amazonas, em Novo Porto Canoa, onde fica a pista de bicicross, a partir das 9 horas deste sábado (23). O evento contará com a participação de dirigentes da Federação Espírito-santense de Ciclismo (Fesc) e de praticantes e atletas competidores da modalidade, como a pequena Maria Neves, de 8 anos, segunda melhor no ranking nacional.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

3 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

4 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

4 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

5 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

5 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

5 horas atrás