Aracruz será palco neste domingo (14) da grande final do Estadual de Velocidade na Terra, que promete disputas acirradas e grande presença de público. E, entre os protagonistas da etapa decisiva, os pilotos da Serra se destacam: quatro deles chegam ao último dia de competições com chances de título nas categorias Graduados e Light, consolidando o município como uma das potências do automobilismo capixaba.
Na categoria Graduados, o nome mais experiente da Serra é Betinho Sartório, que busca o tricampeonato. Ele chega à final com 64 pontos, após uma temporada marcada por altos e baixos, incluindo um capotamento seguido de vitória na etapa seguinte. Para superar a dupla líder, Romildo Strey (Magrelo Voador) e Anaylson Rui (Liliu), que somam 73 pontos, Betinho precisa de um desempenho perfeito: pole position, duas vitórias e a volta mais rápida. “Acabei de fazer 64 anos e vou para a final com 64 pontos. São 9 pontos de diferença. Terei que fazer tudo perfeito. Será que posso pensar só nos números?”, brinca o piloto da Serra.
Além de Betinho, a Serra também está representada na disputa por posições-chave da categoria, reforçando sua presença no grid de 12 carros confirmados para a etapa.
Na categoria Light, destinada a pilotos novatos, competidores serranos que disputaram toda a temporada também marcam presença no encerramento do campeonato, ainda que o título esteja praticamente encaminhado para o vilavelhense Victor Leão, líder com 69 pontos. O vice-líder é Diego (Nena Filho), seguido por Antônio (Cabelo). Os pilotos da Serra, que integram a categoria, chegam à final sem chances matemáticas de título, mas fortalecem a representatividade do município no cenário estadual.
Leia também
Segundo o presidente da ASAA, Airton Fabiano, o grid da Light será menor por causa dos custos de participação na reta final da temporada, mas a expectativa é de crescimento em 2026.
Ao todo, dos seis pilotos que chegam ao fim da temporada com chance de levantar troféus, quatro são da Serra, um de Vila Velha e um de Fundão. A etapa também contará com representantes de diversos municípios capixabas, como o veterano Wellington Cadernal, de Anchieta.
Desde 2023, Aracruz é sede do Estadual de Velocidade na Terra e concentrará, neste domingo, 12 pilotos na Graduados e 7 na Light. A programação inclui vistoria, tomada de tempo e duas baterias por categoria, com a última largando às 12h30. A narração no circuito será feita por Neném Monteiro, enquanto a transmissão ao vivo ficará por conta de Marcão Victor, no canal @vntaracruz.
O evento tem supervisão da Federação de Automobilismo do Espírito Santo, apoio da Prefeitura de Aracruz e patrocínio da Internet Voe.

