Piloto serrano de 15 anos estreia na Fórmula Delta em São Paulo

Compartilhe:
João Sartorio mora em Colina de Laranjeiras. Foto: Divulgação Sérgio de Oliveira

O capixaba João Sartorio, inscrito para temporada 2022 da Fórmula Delta, categoria escola que é observada por muitas equipes que procuram talentos para seguir carreira no Automobilismo Nacional e Mundial, chegou no Autódromo Velocitta em São Paulo com muita confiança. E provou logo no primeiro treino oficial fazendo o melhor tempo e com o terceiro tempo no segundo e último treino. Mostrou pra que veio.

Na Tomada de Tempo ele sempre esteve entre os primeiros, largando em quarto. Na primeira corrida das duas do fim de semana, com muita chuva, logo na largada ele pulou para terceiro e na primeira curva ele se viu de frente com o piloto paulista Matheus Comparatto, que era o líder e rodou na sua frente. Deu ruim!

Os dois abandonaram a primeira corrida do ano após o acidente, onde os carros ficaram bem destruídos.

Como o carro reserva era só um, as equipes montaram dois carros de 3 e os dois voltaram para o grid, no fim da fila no domingo.

Dada a largada e o capixaba largando em último, fez duas ultrapassagens, mas era notório que o carro não era aquele da sexta e do sábado.

Mesmo assim ele se manteve na pista e, já em quinto nas 3 últimas voltas, travou um duelo com o quarto colocado e na última volta acabou rodando quando, embutido numa saída de curva para assumir a quarta colocação, teve que meter o pé no freio para não bater. João Sertório voltou para pista e passou em 6° na bandeirada final.

“Não foi o que planejamos. Fomos bem desde o início! Nosso carro estava na mão na primeira corrida e eu estava com a “faca nos dentes”, pois já estava em terceiro e na disputa pela liderança. Mas o cara cresceu na minha frente rodando. Não tive saída e acabei detonando o carro”, que completa.

“Na segunda corrida eu não tinha o mesmo carro, mas o foco era o mesmo. Larguei em décimo e briguei pela quarta colocação até a última volta. Estava determinado em ganhar mais uma posição na corrida e acabei perdendo sua com a rodada na última volta. Valeu como aprendizado! Temos mais corridas pela frente. Sei que tenho capacidade para virar o jogo!”, finaliza o piloto capixaba João Sartorio, que com 15 anos, sai do Kart e procura espaço nas categorias nacionais.

Por Neném Monteiro

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também