PIB capixaba registra crescimento, mas economia segue em baixa

Compartilhe:
Pátio de minério da Vale em Tubarão: acesso ferroviário e rodoviário é pela Serra. Foto: Agência Vale
Aumento do PIB capixaba foi registrado no último trimestre. Foto: Divulgação

O Produto Interno Bruto capixaba (PIB) registrou aumento interno de 2,5% no último trimestre em comparação ao trimestre anterior. Em comparação ao mesmo trimestre de 2018, houve uma pequena queda de 0,1%, que aponta estabilidade.

Os dados são do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que apontou que essa foi a maior expansão do PIB nos últimos quatro trimestres. Apesar disso, os resultados do segundo trimestre ficaram abaixo do verificado em trimestres anteriores recentes.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Essa foi a primeira vez, desde o primeiro trimestre de 2017, que a economia estadual não avançou na comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, tendo sido influenciado pelas retrações de: 25,9% na indústria extrativa, 6,7% na indústria de transformação e 1,3% nos serviços. No acumulado do ano, as mesmas atividades contribuíram negativamente, com quedas de 17,9%, 6,0% e 1,6%, respectivamente.

Contudo, esse desempenho foi compensado pelo comércio varejista ampliado, que avançou 6,6%, e a previsão de alta na produção de várias culturas da agricultura.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também