Pessoas com necessidades especiais poderão requerer Carteira de Identidade de casa

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O projeto atenderá em domicílio a pacientes de casas de repouso, abrigos de menores e hospitais, além de pessoas com dificuldade de locomoção. Foto: Divulgação

Pessoas que precisam de atendimento especial e que precisam requerer a Carteira de Identidade (RG) poderão contar com um novo serviço. Trata-se do projeto Carteira de Identidade Solidária, lançado na última terça-feira (25) pelo Governo do Estado.

O projeto atenderá em domicílio a pacientes de casas de repouso, abrigos de menores e hospitais, além de pessoas que, por limitações de locomoção, estão impossibilitadas de se dirigir a um Posto ou ao Departamento de Identificação da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

O objetivo é agilizar cerca de 80% do atendimento das demandas sociais reprimidas, com um atendimento efetivo de cadastramento e coleta in loco, na elaboração do documento no Departamento de Identificação (Dei) e entrega no prazo médio de 96 horas.

A solicitação desse serviço deve ser agendada por meio do telefone (27) 3382-5024. Nesse primeiro contato, é informada a documentação necessária para emissão do RG e feita a triagem para verificação se a pessoa se enquadra nos critérios do projeto.

O projeto faz parte do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e reforça o compromisso da PCES em adotar sempre uma melhoria contínua no atendimento à população, garantindo a defesa da dignidade da pessoa humana com a valorização e o respeito à cidadania, assegurando direitos e garantias individuais. Foi disponibilizada à equipe uma viatura policial customizada e exclusiva para as atividades do projeto, além de um novo espaço para o trabalho.

Na tarde desta terça, o governador do Estado, Renato Casagrande, visitou o espaço e conheceu a infraestrutura que vai atender ao projeto. “É importante poder levar esse serviço de confecção da Carteira de Identidade aos portadores de comorbidades ou de alguma outra dificuldade de acesso, pois assim levamos mais dignidades a essas pessoas. O projeto Carteira de Identidade Solidária é mais uma iniciativa importante dentro do Estado Presente. Se a pessoa não puder ir até o local de confecção de RG, levamos o serviço até elas”, disse.

Sobre a Carteira de Identidade Solidária

O projeto surgiu diante da percepção do Departamento de Identificação (Dei) da crescente demanda por parte de uma clientela especial, que precisa de um atendimento diferenciado em decorrência da impossibilidade de se locomover aos Postos de Identificação para o requerimento da Identidade Civil ou emissão da Carteira de Identidade Civil.

As condições de acessibilidade complicadas durante o percurso, limitações de movimento relacionadas à obesidade mórbida, hospitalizações com perdas de memória, debilidades mentais, limitações físicas em geral podem limitar o exercício da cidadania.

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Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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