Pesquisa: Disputa ao Senado tem Magno Malta na frente, mas segue aberta com 30% de indecisos

Compartilhe:
Magno Malta, Rose de Freitas e Erick Musso são os que mais pontuam. Arte: Jornal Tempo Novo.

Realizada pelo Instituto Ipopes e divulgada nesta sexta-feira (26), a primeira pesquisa eleitoral contratada por um consórcio de imprensa do Espírito Santo, mostra que a disputa para o Senado Federal está aberta (pesquisa completa pode ser vista aqui).

Isso porque, o que predomina é o eleitor indeciso. O Senado Federal é a Casa Legislativa na qual os estados tem simetria de representatividade e a cadeira que está em jogo é a da atual ocupante, Rose de Freitas (MDB).

Nesta eleição ela enfrenta nomes já conhecidos do eleitorado capixaba e candidatos que inauguram sua participação nas urnas. De acordo com o Instituto Ipopes, que perguntou aos entrevistados sobre as intenções de votos para o cargo na modalidade estimulada, ou seja, com candidatos pré-determinados; e a maior parte do eleitor, 34,52%, ainda não decidiu o voto, índice que revela estatisticamente que 1/3 dos capixabas aptos a votar ainda não fecharam questão em torno de um dos nove candidatos possíveis.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Atrás dos indecisos, está o ex-senador Magno Malta (PL), que recebeu 27,70% das declarações de votos. A atual senadora Rose de Freitas tem 17,78%. Já eleitores que votariam em branco ou nulo representam quase 10% dos entrevistados, precisamente 9,37%.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso (Republicanos), recebeu o percentual de 4,92% das intenções de votos. Os demais candidatos estão listados no gráfico abaixo:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

A pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) junto ao Instituto Ipopes. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação 02056/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 23 de agosto. Foram 1.260 entrevistas distribuídas por 36 cidades de norte a sul do Espírito Santo. A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro estimada é de 2,76% para mais ou para menos.

Divulgam esta pesquisa da data de hoje os seguintes veículos de comunicação: jornais Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares), Espírito Santo de Fato (Cachoeiro de Itapemirim), Tempo Novo (Serra) e A Notícia do Caparaó (Iúna).

Da mesma forma, a pesquisa está sendo publicada nos seguintes portais de notícias: Aquinotícias.com e jornalfato.com.br (ambos de Cachoeiro de Itapemirim), portal A Notícia (Iúna), ES1.com.br (São Gabriel da Palha), portaltemponovo.com.br (Serra), portal redenoticia.es (Nova Venécia), site CE Notícias (Linhares) e TC Online (São Mateus).

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também