Pelo sexto mês consecutivo, Serra lidera ranking de mortes no trânsito

Compartilhe:
Trânsito
Acidente ocorrido no dia 20 de agosto na avenida Audifax Barcelos que vitimou um instrutor de autoescola. Crédito: Divulgação
Serra
Acidente ocorrido no dia 20 de agosto na avenida Audifax Barcelos que vitimou um instrutor de autoescola. Crédito: Divulgação

A maioria dos acidentes de trânsito acontecem por imprudência e desrespeito as normas, dizem especialistas do segmento. A Secretaria de Estado de Segurança Público do ES (Sesp) divulgou na tarde da última quarta-feira (21) os dados atualizados que mostram o número de vidas perdidas em vias públicas que cortam a Serra no mês de agosto.

De acordo com os números coletados no Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, nove moradores do município foram a óbito, o que mantém a Serra na liderança de acidentes com morte no ES, totalizando 52 vítimas, de janeiro até o mês de agosto deste ano. Em julho, foram quatro mortes e em junho, nove óbitos.

Para ter se ideia, no mesmo período em 2021, foram registradas 35 mortes e a maioria delas aconteceram em estradas estaduais e municipais. A Serra tem suas vias municipais e é cortada por duas rodovias, uma estadual, ES-010 e federal, a BR 101.

+ Veja vídeo: traficante da Bahia foragido é morto pela polícia em bairro da Serra

Serra lidera ranking pelo 6º mês consecutivo

As estatísticas divulgadas no site da Sesp, inegavelmente tristes, este é o sexto mês consecutivo que o município lidera o ranking dos municípios mais violentos no trânsito capixaba.

A segunda cidade com mais mortes é Cachoeiro do Itapemirim com 33 óbitos. Em seguida, na terceira colocação vem Vila Velha, com 27. No mesmo período do ano passado, Cachoeiro registrou 33 mortes e Vila Velha, 23.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Este ano, somente nos meses de janeiro e fevereiro a Serra não liderou o ranking das cidades mais violentas no trânsito. Em janeiro, o município não figurou entre as 10 mais violentas no trânsito e em fevereiro o município ocupou o terceiro lugar.

De acordo com os dados até agosto deste ano, em todo o Estado, 536 pessoas perderam a vida em acidentes fatais de trânsito. Em 12 meses de 2021, foram 516 registros.

Os dados mostram ainda que 82% das vítimas fatais são do sexo masculino, enquanto 18% é do feminino. 30% das mortes aconteceram em colisões de veículos. Já os atropelamentos representam 18% dos óbitos e os acidentes envolvendo motociclistas, 52%.

A maioria dos acidentes acontecem em vias públicas municipais e estaduais, 74%. Já as rodovias federais pegam 26% das vítimas.

Confira os números de vítimas fatais no ES

Município20222021
Serra5235
Cachoeiro de Itapemirim3333
Vila Velha2723
Vitória2516
Linhares2422
São Mateus2119
Colatina1817
Cariacica1725
Nova Venécia1319
Mimoso do Sul116

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também