Categories: Meio Ambiente

Pedido de ajuda a Ministério Público contra lixão e fumaça

Weder tenta resolver o problema com a prefeitura desde 2012, mas a situação persiste e então o morador de Hélio Ferraz resolveu procurar o Ministério Público. Foto: Fábio Barcelos

Gabriel Almeida

Mau cheiro, entulho, lixo e muita fumaça. Esta é a situação de uma Área de Preservação Permanente perto da nascente da lagoa Pau Brasil,atrás do condomínio Arboretto em Hélio Ferraz, que se tornou um ponto viciado para descarte irregular de tudo quanto é tipo de objeto, gerando risco para a saúde da população. Depois de diversas tentativas junto a Prefeitura para tentar coibir o descarte no local, um morador procurou o Ministério Público para acionar a Justiça para tentar resolver o problema.

Carroceiros e até outras pessoas de carro fazem o descarte de entulho, lixo doméstico, pneus e restos de poda no terreno, que tem acesso pela Avenida Norte Sul.

Morador do condomínio, Weder Grassi, que diz que luta para tentar solucionar esse problema desde 2012 e até hoje nada foi feito. “Entrei em contato com a Prefeitura da Serra por diversas vezes e nada foi resolvido. Vários moradores do condomínio também fizeram uma reunião com o município e mesmo assim ficamos se solução. O que queremos é que algo seja feito para coibir o descarte na rua”, disse.

Weder também entrou com uma ação no Ministério Público. “Desde 2012 estou tentando acabar com esse problema. Depois de diversas tentativas frustradas, resolvi abrir um processo no Ministério Público para que acione a Justiça e ainda estou esperando algo ser feito”, afirma.

A moradora de Hélio Ferraz, Fernanda Cristine, também reclama da situação. “Antes esse local era limpo, mas infelizmente com os carroceiros e até alguns moradores jogando resíduos, o local virou um verdadeiro ponto viciado de lixo. Isso é triste porque além do incômodo gerado com o mau cheiro e fumaça, as pessoas jogam lixo em uma área que tem muito verde”, relata.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura diz que frequentemente limpa o local. Afirma ainda que Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município já identificou os responsáveis pela queima de objetos no local, que foram multados e o caso foi encaminhado para o Ministério Público. A prefeitura ainda pede que os moradores denunciem flagrantes de descarte irregular pelo WhatsApp (27)9 9976-2595.

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) informa que foi determinada a instauração de inquérito civil. Também foi requisitada cópia do processo aberto pelo denunciante junto ao município, oficiada a Secretaria de Meio Ambiente para que promovesse uma vistoria no local, bem como a Secretaria de Serviços do município, para ir ao local para averiguação, retirada do lixo e prestação de informações.​​

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

3 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

4 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

4 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

4 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

5 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

5 horas atrás