Clarice Poltronieri
Em dois anos, o pedágio no trecho capixaba da BR 101, administrada pela concessionária Eco 101, já aumentou em média 25,85%. O novo reajuste, que entre 2015 e 2016 foi em média de 7,24%, está em vigor nas sete praças de cobranças (seis no ES e uma no extremo sul da Bahia) da Eco. Entre 2014 e 2015, o aumento médio foi de 18,61%.
O aumento da tarifa – o segundo desde 2014, apesar de ter ficado menos ‘salgado’ pode ser compensado em 2016, já que a previsão da mudança de preços foi atrasado em 12 dias pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela concessão. O reajuste, previsto para ocorrer sempre no aniversário do início da cobrança, 18 de maio, só passou a valer na última segunda-feira (30).
Este ano, nas sete praças de pedágio, o aumento variou de 4,87% a 8,57%. Na Serra, o aumento foi de 4,87% este ano e de 20,58% em 2015. De acordo com a ANTT, os valores variam em cada praça por conta da quilometragem.
Em 2015, o aumento ficou bem acima da inflação, que foi de 8,45% entre maio daquele ano e maio de 2014. Já para este ano, o reajuste ficou abaixo do índice inflacionário, que até abril apontava alta de 9,28% considerando os últimos 12 meses.
Na Serra, cuja praça de cobrança fica em Chapada Grande, região rural do município, o pedágio saltou para R$ 4,30 para carro de passeio. O valor anterior era R$ 4,10. No início da cobrança, em maio de 2014, o pedágio era R$ 3,40.
Confira o aumento nas praças de pedágio desde o início da cobrança
PRAÇA | 2014 | 2015 | 2016 |
P1 – Pedro Canário | R$ 2,80 | R$ 3,40 | R$ 3,60 |
P2 – São Mateus | R$ 3,80 | R$ 4,50 | R$ 4,80 |
P3 – Aracruz | R$ 3,60 | R$ 4,20 | R$ 4,50 |
P4 – Serra | R$ 3,40 | R$ 4,10 | R$ 4,30 |
P5 – Guarapari | R$ 3,50 | R$ 4,20 | R$ 4,50 |
P6 – Rio Novo do Sul | R$ 3,00 | R$ 3,50 | R$ 3,80 |
P7 – Mimoso do Sul | R$ 1,60 | R$ 1,90 | R$ 2,10 |
Obras de duplicação
Já a tão sonhada obra de duplicação – justificativa maior da concessão da rodovia federal e da consequente cobrança do pedágio – começou no último dia 18 de maio. E por enquanto só irão contemplar 20 km dos mais de 400 km concedidos à Eco 101, segundo a assessoria de imprensa do consórcio.
As obras acontecem em João Neiva, do km 205 ao km 208; Ibiraçu, do km 216 ao km 220; Anchieta, do km 362 ao km 369; e Itapemirim, do km 403 km 409. Os investimentos desta etapa somam cerca de R$ 40 milhões segundo a Eco.
Tais trechos, de acordo com assessoria da ANTT, tem de estar duplicados para até o 5º e 6º anos de concessão (2018 e 2019). Já os trechos cujo contrato prevê a entrega da duplicação para maio de 2017 – que incluem a Serra após o posto da Polícia Rodoviária Federal no sentido Fundão – não têm sequer previsão de início das obras, pois falta licença ambiental.
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