
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ES realiza sua convenção estadual na sexta-feira (5), a partir das 18h30, no Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia, Vitória. O evento vai oficializar uma série de candidaturas a estadual com domicílio eleitoral na Serra e uma de deputada federal, a da 1ª dama, Sueli Vidigal. Além é claro, dos demais nomes que irão compor as chapas.
É neste evento também que o partido vai formalizar o apoio ao PSB, que terá o governador Renato Casagrande na disputa para reeleição. Vidigal lidera o PDT no ES e tem sido um dos pilares de suporte político de Casagrande entre os prefeitos capixabas. A maior dúvida recai na vinda de Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Ciro que sempre compareceu aos eventos do partido no Estado e é muito próximo da família Vidigal, mas de acordo com informações, a decisão de Casagrande em abraçar a campanha do ex-presidente Lula poderia ter afastado Ciro do Espírito Santo. Mediadores a pedido de Vidigal seguem trabalhando para que Ciro compareça na convenção.
+ Maioria dos eleitores da Serra tem ensino médio completo
A reportagem falou com o presidente estadual da legenda, Weverson Meireles, segundo ele, Ciro Gomes “está priorizando estados com candidatura própria ou onde o PDT esteja na composição majoritária”. Durante a convenção, além de homologar o apoio a Casagrande, ficará registrado que o PDT-ES vai acompanhar o candidato ao Senado indicado pelo governador (que ainda não foi anunciado), segundo Weverson.
O presidente estadual detalhou que na Serra haverá uma candidatura a federal, da primeira dama Sueli Vidigal, já citada acima (e abaixo você pode conferir um podcast feito com ela no final de junho) e 13 nomes para a corrida de deputado estadual. “Nossa meta é eleger um federal e 2 ou 3 estaduais”, acrescentou Meireles.
Lideranças políticas avaliam que a grande quantidade de candidatos a deputado estadual está ligado a estratégia de sufocamento da votação dos adversários, em especial os três deputados estaduais com domicílio eleitoral na Serra que ocupam a função: Alexandre Xambinho (PSC), Bruno Lamas (PSB) e Vandinho Leite (PSDB); além dos pré-candidatos ligados ao ex-prefeito Audifax Barcelos, como Fábio Duarte, por exemplo.
Mesmo que alguns deles se elejam, o meio político da Serra avalia que o PDT precisa fragmentar a votação para que nenhum candidato desponte nas urnas da Serra, de maneira que não se fortaleça já com vistas para a campanha de prefeito em 2024.
A reportagem solicitou ao PDT-ES os 13 nomes que concorrerão a deputado estadual e aguarda o envio; assim que for realizado atualizaremos aqui. Enquanto isso, você pode conferir o podcast feito com a primeira dama, Sueli Vidigal, que apresentou seu ponto de vista sobre vários temas no debate nacional e local:

