Uma parceria do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) com Procons de todo o Brasil e com a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON) gerou uma pesquisa com usuários de transporte aéreo no país. O objetivo é conhecer o perfil dos passageiros e suas experiências ao viajar de avião.
Levantar dados para comparar o número de viagens realizadas com o de viagens problemáticas; relacionar o volume de reclamações com a quantidade de ações judiciais e verificar quantas reclamações não resolvidas resultam em processos na Justiça são os objetivos do estudo, que será feito em duas etapas: presencialmente, no Aeroporto de Vitória, e pela internet. A primeira fase já está disponível on-line e pode ser respondida até a próxima segunda-feira (25) no site procon.es.gov.br.
Os resultados desta pesquisam buscam subsidiar a elaboração de políticas públicas de defesa do consumidor que garantam mais qualidade e segurança para os passageiros.
Os resultados serão apresentados na próxima semana durante o XXIII Congresso da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, em Porto Alegre (RS). O evento é um dos mais importantes do país na área de defesa do consumidor, reunindo representantes dos Procons, Ministério Público, juristas, gestores públicos, pesquisadores e sociedade

