Categories: Política

Partidos políticos devem realizar convenções até 30 de junho

Determinação do TSE se aplica às agremiações cujos diretórios estão constituídos por meio de comissões provisórias

Partidos têm até 30 de junho para o envio das listas atualizadas com dirigentes. Foto: Divulgação

Atentos à Resolução 23.5712018, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e de olho nas eleições 2020, partidos políticos precisam eleger e apresentar seus diretórios permanentes até o dia 30 de junho. Na Serra, o MDB já se antecipa e filiados escolhem seu novo diretório no próximo sábado (25).

Segundo informações dos bastidores políticos, o vereador Luiz Carlos Moreira se despede da Presidência da legenda e, em seu lugar, assume o líder comunitário Jean Cassiano. O encontro que definirá os novos rumos do MDB na Serra acontece no dia 25 de maio 9sábad0), às 16h, no Centro Comunitário de Laranjeiras.

Procurado pela reportagem, Jean cassino disse que o objetivo é organizar um novo MDB ns Serra, para que tenha musculatura para disputar as eleições em 2020.

“Assumo a Presidência do MDB com o compromisso de trabalhar em equipe com todo o grupo de novos e antigos filiados, procurando sempre o melhor caminho para o grupo e não deixando de dialogar com todos para decidirmos o futuro desta sigla, que sempre foi muito forte e respeitada em todo o Espírito Santo”, disse Jean. 

Entenda:

Conforme determina a Resolução 23.5712018, os partidos políticos com órgãos de direção provisórios com vigência superior a 180 dias têm até o dia 29 de junho para constituir órgãos definitivos. Segundo o artigo 39 da norma, as anotações relativas aos órgãos provisórios têm validade de 180 dias, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo inferior. O prazo é contado a partir de 1º de janeiro de 2019.

Na prática, depois de eleger os dirigentes dos órgãos definitivos, os partidos têm de encaminhar aos respectivos Tribunais Eleitorais, por meio do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), os dados da composição e de início e término de vigência dos órgãos.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas, música e atividades para criançada na Serra

A Vila das Artes, conhecida por sua atuante comunidade artística e cultural, vai realizar a 6ª edição da Feira Cultural…

8 minutos atrás

Conjuntivite felina? Saiba identificar a enfermidade no seu gato

A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

52 minutos atrás

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

3 horas atrás

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

22 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

23 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás