Categories: Política

Partidos em busca de nichos eleitorais para vereador

São todos pré-candidatos a vereador Edson Reis, na cultura, goleiro Mão, no esporte, pastor Ailton, entre evangélicos, Fábio Junior, na juventude, Evelin, no movimento LGBT e Vanessa Ramires, na proteção animal. Foto: Edson Reis

Por Conceição Nascimento

Com o objetivo de formar chapas competitivas para disputar a cadeira de vereador, partidos políticos têm buscado representantes de segmentos organizados. O objetivo é atrair um eleitorado específico e levar para a Câmara pautas setorizadas. Neste bloco, estão cotados representantes do movimento LGBT, jovens, evangélicos e esportistas.

Para o presidente do PSDB, José Carlos Buffon, sem dúvidas, é importante segmentar o debate. “Isso atrai um eleitorado específico, que não se sente representado na Câmara Municipal. A ideia é segmentar para ter candidatos representando os diversos setores sociais”, explicou Buffon.

O presidente municipal do PV Edinaldo Fernandes diz que “os partidos procuram essa segmentação de votos, pois determinadas pessoas representam grupos sociais que são importantes dentro da sociedade. Essa semana, por exemplo, estamos filiando uma protetora dos animais”.

O goleiro tetra campeão do mundo de Futebol de areia Jenilson Brito Rodrigues, o Mão, é pré-candidato a vereador pelo PSDB. Segundo ele, muitos partidos estão entrando em contato visando a sua filiação. “Logo que me coloquei como pré-candidato a vereador, fui assediado por muitos partidos, talvez pelo nome que construí no esporte”.

Para Evelyn Macedo (PSB) que representa o segmento LGBT na Serra, e também é pré-candidata a vereadora, o fato de ela estar à frente deste grupo social foi um diferencial para ingressar a política.

“Acredito que consigo atrair votos dos militantes LGBT pelo trabalho que venho desenvolvendo na cidade, a maioria da Câmara, como se sabe, é homofóbica. Vereadores costumam vetar propostas favoráveis ao segmento.”, lembrou.

Já o Pastor Ailton Rodrigues, presidente do PSC municipal e pré-candidato pela sigla, diz que é provável que receba votos nas eleições por conta da segmentação que atua “Fui candidato em 2012, com 1.443 votos e na verdade a maioria vem do meu segmento, pelo trabalho que presto ao município, atuando como pastor, especialmente os evangélicos. Acredito que será assim nestas eleições também”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

10 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

11 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

11 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

12 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

12 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

12 horas atrás