Parceria entre Prefeitura e Sebrae quer capacitar lideranças e contribuir para o turismo da Serra

Compartilhe:
Um dos pontos turísticos mais visitados da Serra é a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida. Foto: Renzo Ambrozini
Um dos pontos turísticos mais visitados da Serra é a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida. Foto: Renzo Ambrozini

Fortalecer municípios que possuem pontos turísticos no Espírito Santo. Esta é a intenção da parceria que o Sebrae está fazendo com as prefeituras capixabas no intuito de fortalecer o turismo nas regiões que possuem potencial.

E a Serra é uma das cidades que irão participar do programa Fortalece Turismo que trata da capacitação de lideranças para fortalecer os municípios turísticos.

O Fortalece Turismo começou na Serra na terça-feira (11), com uma visita técnica de um consultor do órgão aos principais atrativos e empreendimentos turísticos do município.

O lançamento oficial e início dos encontros com líderes estão previstos para o final do mês de maio, quando acontece a posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo para o biênio 2021/2022.

Quem vai acompanhar a visita técnica é o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur), Thiago Carreiro. Segundo ele, que também é vice-prefeito da cidade, o objetivo do município é atrair esse projeto que visa a Gestão e Desenvolvimento da Serra enquanto destino turístico em parceria com o Sebrae.

“É garantir que tenhamos produtos de qualidade com experiências memoráveis para oferecer aos nossos turistas, elaborar um plano de promoção e divulgação da cidade com o objetivo de gerar resultados e, principalmente, fazer tudo isso com sustentabilidade ambiental, cultural e econômica”, destacou.

O Programa é desenvolvido pela empresa de consultoria Lab Turismo, contratada pelo Sebrae/ES. A empresa tem à frente os consultores especialistas em gestão, marketing e inovação do turismo, Marcela Saad e Richard Alves.

“O Richard Alves é uma referência Nacional na gestão de destinos turísticos e na área da Economia Criativa, Cidades Criativas e Territórios Criativos. Atua há mais de 15 anos na área e em 2021 foi escolhido pela Unesco para desenvolver um circuito gastronômico Nacional para o Ministério do Turismo”, ressaltou Thiago.

O Programa Fortalece Turismo tem como objetivo, capacitar os líderes a contribuir para uma gestão colaborativa do turismo no município da Serra. Essa capacitação se dá por meio de encontros técnicos e reuniões virtuais, presenciais, junto às principais lideranças do setor como, por exemplo, empresários, membros da Comtur, gestores públicos, dirigentes de entidades, entre outros.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também