
Na manhã desta quarta-feira (5), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sindirodoviários) realizou o terceiro ato de fiscalização em ônibus de empresas do Sistema Transcol, o que resultou em atrasos nas viagens na Serra. Os profissionais concentraram-se nas garagens da Serramar, verificando a presença de cobradores nos ônibus sem ar-condicionado e o funcionamento dos elevadores nos veículos.
Segundo o diretor Miguel Leite, do Sindirodoviários, a avaliação é realizada individualmente em cada veículo, o que acaba gerando atrasos na saída das garagens. A mesma ação de fiscalização foi realizada anteriormente nas garagens da Praia Sol e da Vereda, em Vila Velha, na terça-feira (4), e nas garagens das empresas Santa Zita e Nova Transportes, em Cariacica e Viana, na segunda-feira (3), afetando as viagens nessas regiões.
O Sindirodoviários alega que um acordo firmado com o governo do Estado estabelece que todos os ônibus sem ar-condicionado devem possuir um cobrador. Esse modelo mais antigo de ônibus é o único que conta com espaço para que os profissionais possam sentar. Já os novos veículos, equipados com ar-condicionado, possuem apenas a catraca e o validador do CartãoGV.
Apesar dos atrasos ocorridos pela manhã, por volta das 7h, a situação foi normalizada e as viagens puderam ser retomadas conforme programado.

