Os passageiros do Sistema Transcol estão sem acesso aos coletivos nesta sexta-feira (19) na Serra. Os ônibus foram impedidos de deixar os terminais da cidade, deixando milhares de trabalhadores e estudantes sem transporte público. A decisão da paralisação foi tomada após dois coletivos serem incendiados no município.
No Terminal de Laranjeiras, dezenas de pessoas se acumulam em busca de transporte, mas nenhum coletivo está saindo do local. O mesmo acontece no Terminal de Carapina e também no Terminal de Jacaraípe, segundo informações do Sindirodoviários (Sindicato Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Estpírito Santo).
O presidente do sindicato, Marquinhos Jiló, afirmou que determinou a paralisação para preservar a segurança dos motoristas e cobradores.
“Antes que aconteça uma coisa pior para a categoria, nós seguramos (os ônibus) no Terminal de Laranjeiras para dar uma acalmada nos ânimos. O trabalhador não pode ficar com esse emocional abalado. Os ônibus vão estar parados até que tenha policiamento em toda a Grande Vitória”, disse.
Leia também
A situação gera transtornos para quem precisa se deslocar para o trabalho, escola ou faculdade. Muitos passageiros permanecem aguardando no terminal, enquanto outros procuram alternativas, como transporte por aplicativo, caronas ou até mesmo seguir a pé.
Ônibus incendiados na Serra
A paralisação ocorre em meio a ataques contra coletivos. Na madrugada desta sexta-feira, um ônibus foi incendiado em Nova Carapina I. Já no fim da manhã, outro veículo foi destruído pelas chamas na BR-101, altura de Cidade Pomar. Os dois casos assustaram moradores e trabalhadores da região, reforçando o clima de insegurança no município.
Os ataques aos coletivos acontecem após um suspeito ser morto por policiais militares no bairro Cidade Pomar.
Mais cedo, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que os bairros Cidade Pomar, Eldorado e Nova Carapina estavam com a circulação suspensa por questões de segurança. No entanto, no decorrer da tarde, a suspensão foi ampliada e atingiu toda a operação dos terminais de Laranjeiras e Carapina.
Até o fechamento desta reportagem, os ônibus permaneciam parados, sem previsão de retorno da circulação. Passageiros continuam nos terminais sem saber como chegar aos destinos. O Portal Tempo Novo entrou em contato com a Ceturb e com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) para obter mais informações sobre a situação e aguarda retorno.

