Para o lugar de Audifax – Leia o editorial do Tempo Novo desta semana

Compartilhe:
Foto: Gabriel Almeida
Prefeito Audifax Barcelos. Foto: Gabriel Almeida
Por Yuri Scardini 

A poucos dias para entrar no ano das eleições municipais, três eixos eleitorais se formaram na Serra: 1) governador Renato Casagrande (PSB); 2) prefeito Audifax Barcelos (Rede); e 3) deputado Vandinho Leite (PSDB).

Esses três polos devem dar a tônica ao pleito de 2020, já que se apresentam com as maiores estruturas, incluindo a influência das máquinas públicas, a visibilidade eleitoral e a solidez partidária disponível.

No seio do governo de Casagrande, estão em guerra declarada o deputado licenciado e secretário estadual Bruno Lamas (PSB) versus o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). A Serra é uma das poucas cidades onde o PSB tem um candidato próprio com capacidade de ser competitivo na eleição; por isso, uma ala do partido defende a candidatura de Bruno. Entretanto, Casagrande nada disse a esse respeito por enquanto.

Já Vidigal tem boa intenção de voto e partido. Mas o temor é uma nova derrota, o que deixa a turma vidigalista entre a cruz e a espada. Com Casagrande influenciando a seu favor, Vidigal pode crescer vertiginosamente. Por isso, a pré-eleição nesse eixo parte dessa disputa interna.

Com Audifax, o buraco é mais fundo. Ao contrário de Casagrande, que dificilmente vai deixar o Anchieta e andar na rua com quem quer que seja, Audifax está disposto até a plantar bananeira a favor de seu escolhido para não ver Vidigal voltar ao poder na Serra.

A máquina da qual o prefeito dispõe é muito poderosa e pode dar uma projeção boa para o sucessor. Ainda mais se houver muita gente na disputa, o que pode dissipar as intenções de voto de todo mundo. A dúvida é quem seria ‘o escolhido’. Ainda existem apenas especulações, mas de objetivo mesmo, nada. O prefeito flerta com muita gente e mantém a chama acessa, mas em algum momento a decisão terá que ser anunciada.

No terceiro eixo está o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que é aliadíssimo do presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), que tem muita capacidade de articulação e traz consigo a habilidade do diretor da Casa, Roberto Carneiro, e o deputado pop star Amaro Neto.

A posição de Vandinho parece consolidada neste lado político. Além do mais, o deputado tem na mão o PSDB, uma máquina partidária muito expressiva. Vandinho está na rua de segunda a segunda e aparenta disposição para cair para dentro da eleição sob qualquer circunstância.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também