Categories: Notícias

Para atender criações locais, Estado vai impedir exportação de ração

Moradores de Nova Carapina II se aglomeram para comprar frango a R$ 1 de produtor da região serrana já não tem mais ração para tocar a criação. Foto: Divulgação

Após o fracasso do comboio escoltado pela PM em trazer rações para criadores de aves e porcos do ES no início da semana, o governador Paulo Hartung (MDB) anunciou ontem (29) que o estado vai usar de forma compulsória estoques privados para atender quem precisa.

Para isto lançou mãoinciso XXV do artigo 5° da Constituição Federal, que autoriza, em caso de iminente perigo público, usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário a indenização. Um decreto com a medida foi publicado nesta terça-feira (29).

A medida é para tentar reduzir o impacto da mortandade de aves e suínos, que já afeta diversos produtos e municípios da região serrana, como Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Antes do decreto o Governo do Estado já havia conseguido a liberação junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de 6 mil toneladas de grãos de milho. Agora a expectativa é que outras 5 mil toneladas de farelo de soja que estão nos portos do Estado sejam utilizadas para alimentas os animais.

O secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, afirmou que o Governo atuará como mediador na negociação entre os proprietários dos estoques e os produtores rurais. Ideraldo disse ainda que a medida vai permitir que o Estado acesse o estoque do farelo de soja que estava destinado à exportação para os planteis do Estado.

“É um trajeto curto, dentro do Estado e acredito que teremos sucesso nessas negociações. O estoque é suficiente para o momento. Mas não paramos somente nesta frente. Estamos agora para trazer os produtos, via férrea, por meio de 40 vagões de VLI, como o farelo de soja do centro-oeste para atender o Espírito Santo”, afirma.

Por conta da iminente morte de frango, produtores da região serrana passaram a doar ou vender barato na Grande Vitória animais vivos para a população. Uma dessas vendas aconteceu ontem em Nova Carapina II, na Serra. Moradores fizeram fila para pagar R$ 1 real por frango. A promessa é que nova venda aconteceria na manhã desta quarta-feira (30). 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

13 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás