A Serra será palco de um projeto cultural inédito e experimental que promete revelar novos talentos do audiovisual. Batizado de Papo de Cinema, a iniciativa será realizada de agosto a outubro no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, e tem como proposta ensinar os participantes a criarem seus próprios curtas-metragens utilizando o celular.
Idealizado pela Bigode Produções e conduzido por Lorena Rebello, com o apoio de Talita Santos, o projeto oferece oficinas semanais gratuitas para duas turmas já formadas: uma às quintas à tarde e outra às sextas à noite. As inscrições se encerraram no dia 25 de julho, e o primeiro encontro será nesta quinta (1 de agosto).
Durante os três meses de atividades, os participantes irão explorar desde a história do cinema até a criação de roteiros, atuação, gravação e edição de vídeo com ferramentas gratuitas. Cada aluno desenvolverá um curta autoral ao longo do processo, com exibição marcada para o fim do projeto.
De acordo com apuração do TN, a culminância será uma mostra pública no Cine Queimado, onde os curtas produzidos serão apresentados ao público. A data do evento ainda será confirmada, mas deve ocorrer nas últimas semanas de outubro.
Leia também
Mais do que um curso técnico, o Papo de Cinema se propõe a ser um espaço de troca, escuta e criação coletiva, onde os participantes podem experimentar e se expressar por meio da linguagem cinematográfica.
A realização é da Bigode Produções, com apoio do Centro Cultural Eliziário Rangel.

Sobre a mediadora do Papo de Cinema
Lorena Rebello é formada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes (2015) e tem uma trajetória que entrelaça arte e educação. Atuou como educadora no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca (SP) e como estagiária na Exposição Gênesis, de Sebastião Salgado, no SESC Belenzinho. Por sete anos, foi professora de Arte do Ensino Fundamental na rede pública de Marataízes (ES).
Apreciadora do cinema, enxerga nessa linguagem um espaço de mergulho, reflexão e expressão autoral. É criadora do projeto Papo de Cinema, que tem como intuito fomentar encontros onde a experimentação da arte como forma de existir, resistir e compartilhar histórias é fundamental.
Programação completa de agosto no Eliziário Rangel
TEATRO
- 02/08 (19h) – R.U.A – Cia VSD
- 08/08 (19h) – Até que a morte os separe – Cia Euforia de Teatro
- 09/08 (19h) – Dália Negra – Ariany Costa – Projeto Portas Abertas (SECULT ES)
- 16/08 (19h) – Show de Música e Dança Flamenca – Olé! Trio – Projeto Portas Abertas (SETUR/PMS)
- 30/08 (19h) – Três Preces e outras coisas de dentro da caixa – Marcelo Silva – Projeto Portas Abertas (SETUR/PMS)
TEATRO PARA ESCOLAS E COMUNIDADE
- Dias 05, 07, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/08, às 9h e 14h – Farrapo’s Circu’s – Projeto Escolas no Teatro Eliziário Rangel (SETUR/PMS)
CAFÉ PERIFÉRICO
- 02/08 (14h) – Formação literária no contexto da prestação de serviço comunitário – Projeto Portas Abertas (SECULT ES)
- 04/08 (19h) – A Biblioteca no contexto da educação de jovens e adultos – Projeto BiBliOn (SECULT ES)
OFICINAS ABERTAS
- 09/08 (9h) – Oficina de Literatura para crianças – Dora Lúcia – Projeto Portas Abertas (SECULT ES)
- 30/08 (15h) – Artografia de Nós – Reyan Perovano – Projeto Portas Abertas (SETUR/PMS)
LITERATURA
- 09/08 (10h) – Lançamento do livro O Sapo mais corajoso do lago, da autora Tatiana das Merces Januário
ARTES VISUAIS
- Visitação aberta à exposição Arte Ecoternura – com Dida Áurea Thomé e Maria Marta Tomé – Projeto Portas Abertas (SETUR/PMS)
CINEMA – PROJETO CINE QUEIMADO (SECULT ES)
- Sessão Cine Hora do Almoço – Segunda a sexta, das 11h30 às 13h
- Sessão Cine Criança – Segunda a sexta, das 19h às 20h30
FESTIVAL
- 01 a 10/08 – Período de inscrições de propostas
- 23/08 (8h às 21h) – Festival Antifascista

