Palavras cruzadas, pintura e uso de computador ajudam a prevenir demências em idosos, aponta pesquisa

Compartilhe:
idosos
idosos
O médico geriatra Gustavo Genelhu explicou que uma mente em movimento também contribui para evitar problemas emocionais, como depressão, ansiedade e ajuda a prevenir demências em idosos. Crédito: Divulgação

Exercitar o corpo e a mente é um dos pilares da boa saúde. Um novo estudo realizado na Monash University em Melbourne, na Austrália, revelou que algumas atividades criativas e intelectuais também podem ajudar a evitar demências em idosos.

Entre as atividades relatadas no estudo estão o uso de computador, escrever cartas, fazer quebra-cabeças ou palavras cruzadas, e até mesmo manter um diário.

Mais de 10 mil indivíduos idosos foram analisados no estudo e os cientistas descobriram que os que participaram de atividades de alfabetização apresentaram 11% menos chances de desenvolver uma demência num período de 10 anos.

Atividades mentais, como fazer quebra-cabeças e palavras cruzadas, estavam associadas a uma redução de 9% no risco de demência. Já práticas criativas como carpintaria ou pintura levam a um risco 7% menor dessas doenças.

O médico geriatra Gustavo Genelhu explicou que uma mente em movimento também contribui para evitar problemas emocionais, como depressão e ansiedade.

“Uma mente ativa e ocupada com atividades criativas que estimulam o raciocínio é fundamental, principalmente na terceira idade. Familiares e cuidadores precisam ficar atentos a estas necessidades para que o idoso não passe o dia todo sozinho e ocioso”, esclareceu o especialista.

+ Consumo de fast food cresce entre os brasileiros, revela pesquisa

O geriatra acrescentou que a atividade física também é muito importante. “Quando fazemos exercícios, mesmo que leves, o organismo libera hormônios do bem-estar que ajudam a combater a depressão e aquela sensação de angústia, muito comuns em idosos, além de doenças do corpo. E quando praticam atividades físicas e intelectuais, esses pacientes desfrutam de mais qualidade de vida e alegria de viver, pois se sentem capazes e importantes”, destacou Genelhu.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também