
O lindo é histórico painel da Antiga fábrica Atlantic Veneer foi declarado patrimônio cultural material do município da Serra. A obra feita de azulejos de 1968 da artista Marian Rabello agora é patrimônio cultural material do município da Serra através da lei municipal 5.644 publicada no diário oficial desta sexta (25).
A iniciativa da lei foi do Vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT), o painel pertencia a Atlantic Veneer do Brasil. O grupo Carrefour com a instalação do Atacadão, em Audiência Pública realizada com os moradores do Bairro Colina de Laranjeiras, assumiu o compromisso de preservar o gigantesco painel, todo em azulejos pintados, datado de 1968.
“É um grande orgulho para todos nós serranos termos uma obra desta grandiosidade em solo serrano, a obra de Marian se destaca pelas cores fortes e por ser acessível a todos que passam ao local”. Disse o parlamentar autor da lei.
A artista plástica Marian Rabello tem várias obras pelo estado e uma delas é o painel localizado no bairro Colina de Laranjeiras.
A majólica ou faiança, é justamente a técnica utilizada por Marian Rabello que, no entanto, não se ocupava com a primeira parte da produção, ou seja, a artista adquiria o azulejo industrial já vitrificado em cor branca e sobre este suporte aplicava a composição pré-desenhada num papel vegetal, o qual transferia para o painel geralmente montado em mesas ou sobre o próprio chão. A composição era pintada com tintas elaboradas pela própria artista, a base de pigmentos e óleo de copaíba e só então os azulejos eram enumerados e queimados para após serem montados novamente no local escolhido.
O painel de Marian infelizmente ainda retrata uma realidade atual em nosso país nele a artista retrata um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta: o desmatamento ou corte indiscriminado das árvores e a relação homem-natureza.
Apesar de ser uma obra de 1968 ela sofreu pouquíssimos desgastes em sua superfície e mesmo estando ao ar livre os azulejos ainda mantém o mesmo brilho e colorido característico da época em que foram afixados.

