
A arte do karatê uniu pai e filho e a dobrinha dos moradores do bairro Vista da Serra I está dando certo. Os lutadores têm trago para território serrano diversos títulos nos campeonatos do Espírito Santo e do Brasil. A última conquista foi no Ceará.
O pai Emérito Ferreira da Conceição está no mundo das artes marciais desde os nove anos e já são 33 anos de experiência na luta. Já o filho Kevin Richard Klems Ferreira, é faixa preta e tem dez anos de treinamento no karatê.
O último título foi conquistado em Fortaleza no Campeonato Mundial que ocorreu no Ceará. Os dois subiram ao pódio, pai como campeão mundial e filho como vice-campeão.
Mas os títulos não param por aí: Emérito tem ainda em seu currículo o vice-campeonato Mundial (WKTC) de 2014, realizado em Minas Gerais, tricampeonato brasileiro (2013 – Bahia, 2016 – São Paulo, 2017 – Rio de Janeiro), campeão Panamericano por equipe e Individual em 2018 em João Pessoa, campeão do Sudeste realizado no Rio de Janeiro e ainda 15 vezes campeão capixaba.
Leia também
Já Kevin Richard que tem 13 anos já coleciona as conquista de campeão mundial em 2014 em Minas Gerais, campeão brasileiro 2013, na Bahia e 2015, no Rio de Janeiro e ainda hexacampeão capixaba e hexacampeão da Copa do Espírito Santo Karate Open, além de tricampeão do Torneio Champion Estudent Open.
Segundo Emérito para participar do Mundial no Ceará, eles contaram com ajuda da comunidade e de comerciantes locais. “Nós não tínhamos condições financeiras, mas o bairro abraçou a gente e ajudou a disputar esse campeonato. Conseguimos êxito, e estamos muito felizes com o resultado. Infelizmente tem campeonatos que não conseguimos ir, por falta de ajuda, como os torneios no Japão e Irlanda”.
Emérito conta que o foco agora é 2020 quando podem disputar os campeonatos, Copa Brasil, no Rio de Janeiro, Pan Americano em Buenos Aires (Argentina) e o Brasileirão em Natal (Rio Grande do Norte). O atleta conta ainda que em 2021, tem o Mundial na Itália que também faz parte dos planos dos lutadores.
Projeto social
Emérito conta que está a frente do projeto social Campeões do Futuro há mais de 20 anos que começou em Laranjeiras Velha e que agora funciona no Centro Comunitário do bairro Vista da Serra I. Segundo Emérito são atendidos sessenta adolescentes, além de alguns adultos e crianças. O trabalho é além de ensinar o esporte, ressocializar os jovens serranos. “Nosso objetivo é tentar ajudar ao máximo a juventude, mudar a forma de vida, de agir com a sociedade. Alguns adolescentes que atendemos já tiveram conflito com a lei. Temos também pedagoga, assistente social e temos ainda uma psicóloga que é voluntária e trabalha conosco”.
Do projeto social, já saíram inclusive, atletas que foram campeãs em diversos campeonatos. As aulas são totalmente gratuitas e abertas para quaisquer pessoas interessadas. “Quem quiser aprender a prática, basta nos procurar pelo telefone 27 98806-5328 e 27 99956-7198”.

