Padaria da Serra é flagrada furtando energia e dona é levada para delegacia

Proprietária foi levada para delegacia, autuada em flagrante e pagou fiança.
Compartilhe:
Serra Padaria Gato de energia Dona
A padaria estava funcionando com suposta fraude no medidor de energia, na Serra. Crédito: Divulgação

Uma operação da EDP, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, em conjunto com a Polícia Civil, resultou na detenção da proprietária de uma padaria no bairro Vila Nova de Colares, na Serra. No local, os técnicos identificaram uma fraude no medidor que impedia o registro correto do consumo de energia, caracterizando crime de furto. A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (19).

De acordo com a Polícia Civil, após a correção da irregularidade, com a substituição do equipamento, a comerciante foi levada para a sede do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e autuada em flagrante por furto de energia elétrica.

Em seguida, ela foi liberada para responder em liberdade após recolhimento da fiança arbitrada pela autoridade policial.

Padaria fica localizada em Vila Nova de Colares, na Serra. Crédito: Divulgação

A EDP informou ao Portal Tempo Novo que, além de ser crime, o gato de energia gera prejuízos financeiros e riscos à segurança da população. As ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios.

Os responsáveis também devem ressarcir os valores de energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de custos operacionais e administrativos.

A ação contou com o apoio de policiais civis do Deic de Vitória e de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.

A reportagem tentou contato com a proprietária do estabelecimento. O espaço segue aberto para manifestação.

Gato de energia é crime

O furto de energia é tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena prevista é de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa. A prática, além de ilegal, representa um sério risco à coletividade, já que pode provocar acidentes graves, como incêndios e choques elétricos, colocando em perigo moradores, clientes e trabalhadores.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também