
O deputado estadual Pablo Muribeca voltou a ser alvo de polêmica nas redes sociais após divulgar um vídeo que marca o início de sua pré-campanha à Prefeitura da Serra. O vídeo apresenta notáveis semelhanças com um material anteriormente divulgado pelo professor Ítalo Abati, também pré-candidato à prefeitura, porém da cidade de Belém, no Pará.
Publicado há mais de dez semanas, o vídeo do político de Belém precede o lançamento do vídeo de Muribeca, que ocorreu há apenas cinco dias.
Ambos os vídeos iniciam com a mesma frase, apenas alterando o nome da cidade: Ítalo Abati afirma, “A cidade não está bem, Belém está doente”, enquanto Muribeca ecoa, “A cidade não está bem, a Serra está doente”.
Além disso, em um momento dos vídeos, os dois pré-candidatos compartilham uma declaração idêntica: “Não sou herói, nem sou vítima”.
Muribeca, inclusive, aparenta ter certa simpatia pelo Ítalo, de Belém, já que segue o político em suas redes sociais e curtiu o vídeo original, que utilizou como inspiração para o seu conteúdo sobre a Serra, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
As similaridades foram rapidamente notadas pelos adversários políticos de Muribeca, levantando suspeitas e questionamentos sobre possível plágio. Um outro vídeo, cujo autor permanece anônimo, circula nas redes sociais destacando estas coincidências e lançando acusações contra Pablo Muribeca.
Neste vídeo, um homem com o rosto coberto levanta questionamentos, sugerindo que o deputado estadual utiliza as ações de fiscalização para ganhar notoriedade online. Além disso, faz uma comparação entre Muribeca e o ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro.
O político do Rio de Janeiro foi alvo de acusações de forjar vídeos para se promover nas redes sociais. No entanto, além disso, foi preso por acusado de estuprar uma mulher. O ex-parlamentar nega o crime.
Veja trechos do vídeo:

