
A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) concluiu 6.316 das 6.697 manifestações encaminhadas pelos cidadãos no segundo semestre de 2021, o que corresponde a 94,3% do total.
De 1º de julho a 31 de dezembro de 2021, o setor recebeu 6.014 manifestações pela internet, 445 por telefone, seis por cartas, duas por ofício e 223 pelo canal de denúncias Disque 100 (Disque Direitos Humanos), do Governo Federal. Os encaminhamentos anônimos somaram 4.839, o equivalente a 72,25% da totalidade recebida.
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Segundo dados divulgados pelo MPES, os assuntos mais demandados foram nas áreas de Meio Ambiente, com 695 manifestações, seguidos por Saúde (687), Improbidade Administrativa (636), Concurso Público (524), Serviços Públicos (408) e Educação (394).
Das demandas ainda não concluídas, 191 estão em análise e 54 obtiveram andamento. Outras 30 manifestações foram encaminhadas para órgãos púbicos e aguardam resposta, enquanto 40 foram devolvidas e 66 estão em fase de triagem.
No total, em 2021, a Ouvidoria do MPES concluiu 13.693 manifestações das 14.105 recebidas, se somados os números do primeiro e do segundo semestre. Nos primeiros seis meses do ano passado, o setor finalizou 7.377 das 7.408 demandas enviadas pelos cidadãos.
A população pode denunciar casos de irregularidades à Ouvidoria do MPES, inclusive de forma anônima, pelos seguintes canais: telefone 127; e-mail: ouvidoria@mpes.mp.br; site ouvidoria.mpes.mp.br; aplicativo para Android e iOS MPES Cidadão; além das Promotorias de Justiça das cidades capixabas e da sede do MPES, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.

