Ouvidoria da Serra lança novo canal para denúncias

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Além das demandas normais, também poderá ser usado para denúncias sobre aglomeração ou abertura irregular do comércio. Foto: Ana Paula Bonelli
Além das demandas normais, também poderá ser usado para denúncias sobre aglomeração ou abertura irregular do comércio. Foto: Ana Paula Bonelli

Com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o número de demandas aumentou cerca de 50% na Ouvidoria do município da Serra. Por isso, a prefeitura ampliou o seu canal de comunicação. A partir de agora, o morador da Serra poderá fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios também pelo Disque Ouvidoria 162.

A controladora-geral do município, Magaly Nunes, explicou que o cidadão pode ligar para o número 162 do telefone fixo e de aparelhos celulares, sem custo. “Esse canal vem somar aos demais que continuam ativos. Estamos prontos para receber qualquer tipo de demanda, seja reclamação, denúncia, sugestão ou elogio”, disse.

Na Serra, a Ouvidoria funciona das 8 às 17 horas. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 162, 3291-2011 e 0800 283 9780. Para tirar dúvidas e pedir orientações, o morador também pode ligar para (27) 99624-0223.

“A população pode fazer uso dos serviços da Ouvidoria no nosso site: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx. No canto direito da tela há cinco opções de clique: a cor laranja é para aqueles que desejam fazer reclamações; a cor vermelha é para denúncia; a verde é para elogios; a roxa é para sugestões e a azul, para solicitações de providências. Todo o procedimento é simples e rápido”, explicou a Controladora.

Coronavírus

Magaly Nunes explicou ainda que o novo número (162), além das demandas normais, também poderá ser usado para denúncias sobre aglomeração ou abertura irregular do comércio.

“A aglomeração é uma prática que pode facilitar a propagação do novo coronavírus e colocar em risco a vida de muitos, por isso, autoridades em saúde de todo o mundo têm aconselhado o isolamento social e a distância segura entre as pessoas. Na Serra, orientamos moradores a denunciarem à Ouvidoria os locais que concentram um grande número de pessoas. Vamos todos juntos vencer esse vírus”, finalizou. A denúncia de aglomeração pode ser feita, também, pelo site http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx.

Todas as denúncias de aglomeração ou comércio irregular são registradas e encaminhadas à Secretaria de Defesa Social (Sedes), para realizar a ação de fiscalização. A Sedes coordena os trabalhos das equipes de fiscalização da prefeitura em conjunto com as demais secretarias e a Polícia Militar. A fiscalização faz uma abordagem orientativa e, em caso de reincidência, pode notificar e multar o estabelecimento que insistir em agir em desacordo com a orientação sanitária.

Como denunciar:

– Telefones para denúncia, sugestões, reclamação e elogios: 162 / 0800 283 9780 e (27) 3291-2011

– Tira-dúvidas: (27) 99624-0223 (não serve pra denúncias)

– Portal Ouvidoria: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx

Saiba como funciona o Disque Ouvidoria 162:

– O telefone 162 é mais um canal criado para atender a população, com profissionais preparados para ouvir e registrar suas demandas.

– Ligação gratuita de telefone fixo e aparelhos celulares.

– Qual tipo de demanda: Reclamação, Denúncia, Sugestão, Elogio.

– Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Etapas do atendimento:

1º Registro no Disque Ouvidoria 162

2º Encaminhamento ao órgão responsável

3º Análise da demanda

4º Registro da resposta ao cidadão

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Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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