
Instituído em 1990, o Outubro Rosa é um movimento de conscientização que busca conscientificar mulheres sobre a importância de se prevenir dos perigos do câncer de mama. A campanha chegou no Brasil em 2002.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estima-se que somente neste ano, o Espírito Santo apresentará mais de 790 novos casos da doença.
Com base na alarmante queda no número de mamografias no Estado, de 46,4%, durante a pandemia, segundo dados da Abramed, especialistas reforçam que a mamografia é o principal meio para a detecção precoce do câncer de mama, e, apesar de ser possível desenvolver a doença em qualquer idade, mulheres acima dos 40 anos precisam realizar o exame anualmente, pois fazem parte do grupo de risco.
“Muitas pacientes estão assustadas por conta do cenário de pandemia e, por isso, deixaram de ir ao médico e realizar seus exames de rotina, mas reforço que é indispensável a realização da mamografia, além de ser totalmente seguro para a paciente e a equipe médica”, destaca Cleverson Gomes do Carmo Junior, mastologista da Medquimheo.
Os sintomas:
Na maior parte dos casos, a doença é silenciosa e assintomática, mas é necessário estar atento aos sinais de suspeição. Dentre os principais sinais e sintomas, de acordo com o Instituto Oncoguia, estão inchaço de toda ou parte de uma mama; nódulo único endurecido; dor na mama ou mamilo; inversão do mamilo.

