Os maiores campeões da Copa do Mundo

Compartilhe:
copa mundo
(Stock ID: 2203975889)

A Copa do Mundo é um dos eventos mais populares do Planeta Terra. Quando nos referimos à esfera esportiva, podemos dizer que é o principal. De quatro em quatro anos, as melhores seleções de cada continente se encontram em um país (ou países) sede e dão o melhor de si em busca dos lugares mais altos. Como resultado, os espectadores são contemplados com atuações inesquecíveis.

Em 2026, a Copa do Mundo terá duas grandes novidades. Além de ser a primeira vez que será sediada por três países (Canadá, Estados Unidos e México), também será a primeira vez que terá 48 seleções. A melhor parte é que falta pouco para o pontapé inicial. Você já pode realizar a sua aposta esportiva!

Vamos conferir quais são os maiores campeões da Copa do Mundo?

Brasil – O único pentacampeão mundial

A Seleção Brasileira é uma das mais respeitadas do mundo por diferentes motivos. Além de ser a terra de Pelé e de tantos outros craques que marcaram o futebol mundial, a sua história é a maior entre todas as seleções e isso pode ser provado através de números.

Embora não conquiste a Copa do Mundo desde 2002, a Amarelinha é a seleção que mais vezes ficou com o título da competição. Ao todo, foram cinco conquistas. Outro fato impressionante é que o Brasil jamais ficou de fora de uma edição de Copa do Mundo. 

Nas 22 edições do torneio, ele esteve presente em absolutamente todas. Como se não bastasse, nunca deixou de se classificar para as oitavas de final. Ou seja, nunca foi eliminado na fase de grupos do torneio mais importante do mundo.

Alemanha – A maior finalista da competição

Superar a Seleção Brasileira quando o assunto é Copa do Mundo não é algo simples para seleção nenhuma. No entanto, a Seleção Alemã demonstra a sua grandeza e leva a melhor em alguns aspectos históricos. 

O primeiro deles é que a Alemanha é a seleção que mais vezes chegou à grande final do torneio com oito participações ao todo. Outro aspecto em que se sobressai perante ao Brasil e ao resto do mundo é no número de vezes que alcançou o 3º lugar. Até o momento, foram quatro medalhas de bronze.

Das oito vezes que chegou à decisão, sagrou-se campeã em quatro oportunidades. Ao lado da Itália, é a segunda seleção que mais vezes conquistou o cobiçado título. Isso significa que, em 2026, pode alcançar o Brasil em número de conquistas e assumir o topo de mais uma impressionante estatística.

Itália – Em busca de redenção

Fechando o top 3 de maiores campeões da Copa do Mundo, a Itália aparece com quatro conquistas e dois vice-campeonatos. Esses números a colocam como a terceira seleção que mais vezes chegou à final. 

Além disso, também é dona de um terceiro lugar, conquistado na Copa do Mundo de 1990, quando era o país sede. Embora a bela história esteja escrita, há alguns detalhes que despertam uma certa melancolia no torcedor italiano.
De todos os feitos mencionados acima, como o número de títulos e as finais, apenas uma delas aconteceu no século XXI: a conquista de 2006. Também não podemos deixar de mencionar que a Azzurra ficou fora das últimas duas edições da competição. Acredita em sua redenção? Fique à vontade para fazer a sua bet!

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também