Orquestra de música nordestina se apresenta nesta segunda de graça na Serra

Compartilhe:
Orquestra
Orquestra
A Orquestra Santo Antônio (OSA), da cidade baiana de Conceição do Coité, se apresenta na Estação Cidadania e Cultura Serra, em Novo Porto Canoa. Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira (15) vai ter teatro de graça na Estação Cidadania e Cultura Serra, em Novo Porto Canoa, às 17h, a turnê inédita “Uma Orquestra pela Estrada”, da Orquestra Santo Antônio (OSA), da cidade baiana de Conceição do Coité.

Formada por jovens músicos, o grupo tem como objetivo disseminar a rica tradição da música instrumental do Nordeste.

A Serra vai acolher o último concerto da turnê, que passou por cidades mineiras (Governador Valadares e Ipatinga) e em Vitória e Vila Velha. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. A apresentação será seguida por uma oficina de música.

Sob regência da maestrina Dianara Almeida, de 25 anos, o concerto reúne obras de compositores como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Luciano Calazans e Ricardo Herz, promovendo um encontro entre a música popular e erudita.

“Temos muita expectativa de que o projeto resulte em outras circulações pelo Brasil inteiro e que isso traga mais oportunidades para os jovens trabalharem com música de forma remunerada”, afirma o diretor da turnê e cofundador da orquestra, Josevaldo Nim.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Uma publicação compartilhada por Orquestra Santo Antônio – OSA (@orquestrasantoantonio)

Oficinas

As oficinas são destinadas ao público em geral, para que possam conhecer os instrumentos que compõem uma orquestra, geralmente entendidos como “instrumentos eruditos”.

São eles: violino, viola, violoncelo, flauta transversa, clarone e clarinete. Cada chefe de naipe vai apresentar ao público esses instrumentos, os nomes das cordas, explicar cada uma de suas partes e convidar os demais músicos da orquestra para oferecer o instrumento aos participantes da oficina, para que possam pegar e, até mesmo, tocar.

As atividades acontecem de forma simultânea, ou seja, cada naipe da orquestra ficará separado, com o público dividido – podendo, inclusive, fazer rodízios para conhecer cada um dos instrumentos.

A orquestra

Com 16 anos de trajetória, acumulando na bagagem turnês regionais, premiações e intercâmbios internacionais, a Orquestra Santo Antônio vive um momento histórico com sua primeira turnê viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Um dos pilares do Projeto Santo Antônio de Música, realizado no município de Conceição do Coité (BA), a orquestra tem como missão promover a cidadania e profissionalizar crianças e jovens da região por meio da união entre música regional e clássica.

Os primeiros alunos do projeto hoje têm formação universitária e atuam como professores de novas turmas de ensino musical gratuito.

Serviço:

Concerto “Uma Orquestra pela Estrada” com a Orquestra Santo Antônio

  • Quando: segunda-feira (15), às 17h. Em seguida, oficina musical.
  • Onde: Estação Cidadania e Cultura Serra, avenida Domingos Martins, 142, Novo Porto Canoa.
  • Telefone: 27 9 9529-2518
  • Quanto: entrada franca.
Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também