A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira faz sua estreia para o público com um concerto especial de Natal, na próxima quarta-feira (21), às 20h, na Vila Natalina, na Prainha de Vila Velha. Sob a regência de Tiago Padim, o grupo vai apresentar clássicos natalinos com arranjos modernos e ritmos variados, como o jazz, mambo e dance music. O espetáculo terá a participação especial de coros e balé.
Formado por 45 integrantes, de 20 a 40 anos de idade, o grupo nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo, unindo a elegância musical de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock.
Dentro desse conceito, o repertório reunirá clássicos como “Jingle Bells”, “Noite Feliz”, “White Christmas” e “Jingle Bell Rock” em releituras inéditas. “Pretendemos levar a música de concerto para além dos ambientes da música erudita, com o propósito de democratizar a música orquestral”, observa o regente Tiago Padim.
O grupo se reuniu pela primeira vez em 01 de agosto de 2022 e, desde então, dedica-se intensamente aos ensaios, à seleção de repertório e à gravação de áudios e vídeos para a construção do seu portfólio.
O primeiro fruto dessa imersão audiovisual foi o documentário “O Nascimento de uma Orquestra”, que registra a fundação do grupo, disponível em seu canal no YouTube. No mesmo espaço, o público poderá conferir uma série de quatro vídeos temáticos com releituras inéditas para canções que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações.
O vídeo escolhido para abrir a série é o “Medley Michael Jackson”, um passeio sinfônico pelas obras do Rei do Pop, incluindo “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller”. Nesta gravação, que tem arranjos de Fernando Britto, o grupo conta com a participação especial do Balé do Grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga.
Também estão disponíveis a releitura da OFMB para a Quinta Sinfonia de Beethoven, intitulada “5th Dance”, acompanhada por elementos eletrônicos e banda, com arranjos de Tiago Padim; “Love of My Life”, clássico da banda britânica Queen, com arranjo de Dennys Serafim; e a canção “Luiza”, de Tom Jobim, com arranjo de Dennys Serafim. Todos os áudios e vídeos foram gravados em estúdios da Grande Vitória.
Multimídia
Idealizador e coordenador da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, o regente Tiago Padim explica que o grupo nasceu com a proposta de oferecer ao público uma experiência musical “multissensorial e multimídia”.
Entre os objetivos da orquestra está a realização de musicais temáticos, em homenagem a ícones do rock mundial, e de espetáculos infantis, de modo a difundir a música orquestral para crianças e famílias. Tudo isso repleto de instrumentos de cordas, metais, percussão, luzes, cores, cenários, figurinos e números de dança. “Temos a diversidade em nosso DNA”, define o regente. “Somos uma orquestra que une os instrumentos tradicionais sinfônicos a instrumentos de banda e elementos eletrônicos. Juntamos, no mesmo mundo, a música erudita e a música popular, para levar ao público uma experiência de m úsicas populares em formato sinfônico e releituras de músicas eruditas com a modernidade do eletrônico”, completa.
PROGRAME-SE:
Concerto de Natal da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira
- Regente: Tiago Padim
- Quando: quarta-feira (21)
- Horário: 20h
- Onde: Vila Natalina, Parque da Prainha, Vila Velha
- Entrada livre
- Realização: Prefeitura Municipal de Vila Velha

